MOBILIDADE URBANA

Modelo de abrigo de ônibus garante mais conforto e segurança aos usuários

Modelo de abrigo de ônibus garante mais conforto e segurança aos usuários
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) desenvolveu projeto de novos abrigos de ônibus a serem instalados inicialmente nos corredores das avenidas Morangueira e Kakogawa e posteriormente nos demais pontos da cidade. O projeto é assinado pelo arquiteto e secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, e pelas arquitetas Milena Buzzo e Elise Savi. A Semob elabora edital de licitação para contratação de empresa a executar e instalar os abrigos.

Em cinza e amarelo, com a última cor em referência à bandeira de Maringá, os novos abrigos contarão com display LED apresentando informações em tempo real sobre as próximas linhas e tempo de espera, carregadores de celular e bicicletários para quem deseja fazer intermodal. Fechados nas laterais e ao fundo com vidros laminados, os abrigos serão mais resistentes contra o vandalismo.

Os abrigos terão ainda prateleiras para livros, onde usuários poderão realizarem leituras no local, telhas “sanduíche” por meio de lâminas separadas com isolante térmico, e banco de aproximadamente 50 cm, garantindo mais conforto aos usuários. Os abrigos serão em três modelos: simples - área de 9,83 m², duplo - 33,17 m² e estendido - 2,40 m ².

Os abrigos estendidos serão destinados próximos à instituições de ensino e locais com maior fluxo de passageiros, evitando assim que usuários cruzem avenidas, procurando marquises e outras coberturas para se abrigarem.