DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Maringá ganha o maior centro de distribuição de produtos de nutrição animal do Brasil

Maringá ganha o maior centro de distribuição de produtos de nutrição animal do Brasil
Já está em atividade, em Maringá, parte das operações da Alltech do Brasil, empresa líder mundial do setor de saúde e nutrição animal que, de imediato, está gerando cerca de 200 empregos diretos no município.

A apresentação das atividades do escritório e do maior centro de distribuição de produtos da empresa no Brasil foi feita nesta segunda-feira, 4, na Sala de Reuniões do Gabinete, ao prefeito Ulisses Maia, ao vice-prefeito Edson Scabora e ao secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Francisco Favoto.

Acompanhado da diretora administrativa para a América Latina, Elaine Rodrigues, e do diretor de operações, José Rodrigo Pocrifka, o diretor estratégico do grupo para a América Latina, Paulo Rigolin, revelou que até “fevereiro do ano que vem o centro de distribuição em Maringá se tornará a maior central corporativa da empresa no Brasil e a terceira maior do mundo”. Rigolin também explicou que a Alltech está classificada entre as dez maiores empresas de saúde animal do mundo, na fabricação de produtos para o mercado de rações para gado de leite e corte, aves, suínos, equinos, aquacultura e pets. No segmento vegetal a empresa atua na elaboração de leveduras aplicadas nos aditivos de seus produtos de nutrição animal e como fornecedora da indústria cervejeira.

A Alltech surgiu em 1993, com sede em Lexington, no Estado de Kentucky (EEUU), e possui filiais e distribuidores em mais de 100 países, além de 3 centros de biociências e mais de 100 instalações fabris localizadas em diversos locais estratégicos no mundo.

Em Maringá, as operações do escritório da empresa estarão centralizadas na região do Novo Centro, enquanto a unidade de distribuição tem sede na Avenida Paranavaí, no Parque Industrial Bandeirantes.

Ao desejar boas-vindas aos dirigentes da empresa, o prefeito Ulisses Maia destacou que Maringá é uma cidade diferenciada pela alta qualidade de vida que oferece aos moradores e pela boa infraestrutura que dispõe para acomodar empresas e empreendimentos que se instalam no município. “Além de ser uma cidade planejada e preparada para receber investimentos, aqui a administração pública trabalha em parceria com o Codem [Conselho de Desenvolvimento de Maringá], que já 20 anos contribui decisivamente para o avanço da cidade. O município dispõe também de um aeroporto regional - que será melhorado em breve - e do Porto Seco, que facilita a exportação. Maringá recebe a Alltech de portas abertas para crescermos juntos”, assinalou.

Crescimento conjunto

A empresa chegou ao Brasil em 2004, quando inaugurou o setor administrativo em Araucária (PR), que deverá ser transferido em fevereiro de 2018 para Maringá.

Hoje a Alltech opera com cerca de 600 funcionários no país. Além de atenderem o mercado interno de nutrição animal e vegetal, muitos dos produtos fabricados nas três plantas de produção da subsidiária brasileira são exportados para outros países e outras regiões.

A maior planta de biotecnologia para nutrição animal e vegetal do mundo, opera desde 2007, em São Pedro do Ivaí (PR) - a 80 quilômetros de Maringá - e a companhia também conta com uma unidade em Indaiatuba (SP).

“A indústria do agronegócio é muito representativa no Brasil e representa uma percentagem significativa da economia doméstica: 23% do PIB [Produto Interno Bruto] e 46,2% do total das exportações, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, disse o diretor Rigolin.

Ao recepcionar a comitiva de diretores o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Francisco Favoto, também destacou o espírito acolhedor da cidade e os projetos de inovações tecnológicas focados pela administração municipal. “Tudo isso vem a somar com os propósitos do município. Esperamos que esta primeira unidade da Alltech implantada aqui se transforme em outras atividades e que, futuramente, a cidade também ganhe uma unidade fabril da empresa”, enfatizou.

O encontro também teve a presença e participação dos vereadores Jean Marques e Paulo Rogério do Carmo, secretários, diretores e gerentes municipais.

Mais informações: 3221-1333 (Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico)