PRÊMIO

João Cantagalli receberá prêmio Empresário do Ano nesta sexta-feira (25)

João Cantagalli receberá prêmio Empresário do Ano nesta sexta-feira (25)
Sócio da Crivialli, João Cantagalli será homenageado com o prêmio Empresário do Ano nesta sexta-feira (dia 25), às 20 horas, no Moinho Vermelho. São esperadas 550 pessoas no evento, que é realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) junto com Sivamar, Apras e Fiep.

A Crivialli foi fundada há 20 anos, tendo dez funcionários e um pequeno galpão alugado. Hoje são mais de 300 colaboradores e duas fábricas para a produção de mais de 300 produtos de limpeza doméstica, automotiva, pet e higiene pessoal.

Antes de abrir o negócio próprio, Cantagalli ocupou diversos e importantes cargos na Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro (Sanbra). "Deixei para trás aquele glamour de trabalhar numa multinacional, em que cheguei a ser gerente nacional, para abrir um pequeno negócio em outubro de 1996. Os primeiros quatro anos foram de muito suor e doação física e mental. Quando se abre um negócio dificilmente abre-se com grande capital. É uma luta diária para colocar um tijolo por dia e torcer para as coisas darem certo".

Ele lembra outros percalços no início do negócio. "Quando a empresa é pequena ninguém te vê como concorrente. A partir do momento que se ganha mercado a situação muda. Quando começamos a aparecer no cenário, ao menos no Paraná, fomos bombardeados pela concorrência que tinha mais estrutura e poder de fogo, especialmente no quesito preço".

Atualmente a Crivialli exporta para quatro países da América do Sul e cresceu 18% no ano passado. "Esse resultado foi obtido por meio de várias ações, como a reestruturação da área comercial. Fatiamos a pizza em mais frações visando uma atuação mais pulverizada nas vendas. Dessa forma conseguimos crescer na mesma região geográfica e chegamos a lugares onde não atuávamos. Essa estratégia fazia parte do nosso planejamento antes da crise e nos beneficiou muito. Entramos na Bahia, Pará, Amazonas e no interior de Pernambuco. Abrimos neste ano uma gerência regional de vendas em São Paulo que, atenderá também Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Hoje temos condições físicas, marcas, distribuição e parcerias fortes para colocar o pé nesses três grandes mercados, os maiores do país no quesito consumo. Esse será nosso grande desafio para os próximos anos".

Sobre a escolha

Cantagalli teve seu nome escolhido por uma comissão do qual fizeram parte representantes das quatro entidades promotoras do prêmio, prefeitura de Maringá, Câmara Municipal de Maringá, Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) e Sindicato dos Jornalistas do Paraná. O nome dele tinha sido um dos indicados na primeira fase do processo, quando entidades puderam sugerir empreendedores com participação ativa na vida comunitária e cujas empresas têm pelo menos três anos de atividade.