SAÚDE

Secretaria de Saúde espera maior adesão na 3ª etapa de vacinação contra a dengue

Secretaria de Saúde espera maior adesão na 3ª etapa de vacinação contra a dengue
A Secretaria Municipal de Saúde realiza de 20 de setembro a 27 de outubro a 3ª etapa de vacinação contra a dengue. A vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Postos volantes reforçarão a campanha, com atendimento em instituições de ensino e Também serão disponibilizados postos volantes de vacinação contra dengue em instituições de ensino e empresas, preferencialmente durante a semana. O dia D para atendimento exclusivo da campanha está definido para o sábado, dia 21 de outubro.

O objetivo é vacinar todas as pessoas entre 15 e 27 anos completos, que já iniciaram o esquema de vacina, composto por três doses com intervalo de seis meses. Serão aplicadas em aproximadamente 47 mil pessoas somente as 2ª e 3ª doses. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), quem não foi imunizado nas etapas anteriores da campanha, não poderá iniciar a vacina nesta nova etapa.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) definiu imunizar os moradores de 30 cidades do estado com recursos do Tesouro do Estado para as etapas, no valor de R$ 60 milhões, com uma cobertura vacinal mínima de 80%. Como não houve a adesão esperada na primeira etapa realizada em agosto e setembro de 2016, teve início na segunda etapa realizada em março e abril deste ano, o esquema para a 1ª dose, além da aplicação da 2ª dose.

Foram aplicadas 34.211 doses na 1ª etapa, o que corresponde a uma cobertura de 36,78% das 93.004 pessoas no total. Já o resultado da 2ª etapa foi de 46.792 doses aplicadas, o que significa a cobertura de 50.31% de um total de 93.004 pessoas. “Ao perder a oportunidade de completar o esquema de vacinação o indivíduo não ficará protegido. O ciclo deveria ser fechado nesta etapa, mas devido à cobertura vacinal insuficiente da 1ª etapa; abriu-se exceção para quem não tivesse tomado dose em 2016 a iniciar o esquema”, afirma a coordenadora de vacinação do município, Edlene Aceti Goes.

A baixa procura da vacina se deve por alguns fatores como o medo de injeção; a rotina de não precisar utilizar os serviços de saúde e o sentimento de não ser atingido pela doença. “Espera-se reflexão e envolvimento da comunidade para um bom desempenho da etapa a ser iniciada no próximo mês”, diz Edlene.

Informações:

Coordenação e Controle de Imunobiológicos na Secretaria de Saúde: (44) 3218-3120 ou 3218-3116