GASTRONOMIA

Prato típico de Kakogawa, cidade co-irmã de Maringá no Japão, será divulgado na cidade canção

Prato típico de Kakogawa, cidade co-irmã de Maringá no Japão, será divulgado na cidade canção
Unir cidades irmãs em torno da gastronomia. É com este objetivo que cidade de Kakogawa, no Japão (co-irmã de Maringá há 44 anos), apresentará aos maringaenses o seu prato típico: o Kakogawa Katsumeshi. Para isso, o vice-presidente da Associação Kakogawa Katsumeshi (UMAI-DE), Yoichi Sugimoto, estará em Maringá entre quinta-feira (17 de agosto) e domingo (20), acompanhado do Grupo de Intercâmbio de Jovens, para ministrar cursos de culinária e sessões de degustação.

O Kakogawa Katsumeshi é um prato a base de arroz, carne à milanesa com acompanhamento de repolho grelhado e um molho demi-glace, que foi desenvolvido há mais de 70 anos e é apreciado até hoje. O prato surgiu na década de 1945, quando os japoneses ainda não contavam com a prática de manusear talheres, mas tinham interesse em apreciar pratos ocidentais. “Com todas as minhas forças, quero divulgar o prato típico de Kakogawa”, afirma Sugimoto, que foi nomeado embaixador Katsumeshi de Kakogawa.

A vinda o grupo de Kakogawa para Maringá é coordenada por Shiniti Ueta, empresário maringaense e presidente do Conselho Fiscal do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau. “A elaboração deste prato é extremamente simples e qualquer pessoa poderá fazê-lo em sua casa desenvolvendo o molho demi-glace que pode ser variado de acordo com paladar próprio”, explica. “Estamos muito contentes e entusiasmados porque a divulgação de prato em Maringá vai ser mais um elo no relacionamento de amizade entre as duas cidades que perdura há 44 anos”, completa.

Em Kakogawa, o prato é servido por mais de 150 restaurantes, lanchonetes e buffets. A iniciativa de divulgar o Kakogawa Katsumeshi em Maringá surgiu quando uma comitiva de Maringá, liderada por Shinit Ueta, visitou cidade japonesa em maio deste ano.

“Após ter apreciado o prato, o prefeito de Kakogawa, Sr. Yasuhiro Okada, que esteve em Maringá participado do aniversário da cidade, perguntou ao grupo como fazer para levar o prato até Maringá”, explica Ueta. Depois disso, várias entidades e empresários das cidades dos dois países se mobilizaram para que a divulgação do Kakogawa Katsumeshi fosse possível.

A programação do embaixador de Katsumeshi, Yoichi Sugimoto em Maringá:

Dia 17 de agosto:

20h: Participação na solenidade de lançamento do Festival Nipo-Brasileiro na Acema.

Dia 18 de agosto:

- 8h: Pesquisa de ingredientes disponíveis e facilmente encontrados em Maringá para a elaboração do molho demi-glace.

- 14h: Reunião com os senhores Marcos Nakano, Roberto Nakanishi e Eduardo Pinheiro. (Restaurante Ásia, Cachaçaria e Buffet Haddock respectivamente).

- 15h: Visita oficial ao prefeito de Maringá, Ulisses Maia.

- 16h: Continuação da reunião e finalização do sabor adaptado ao paladar brasileiro.

- 18h: Degustação entre os presentes na reunião.

Dia 19 de agosto:

- 10h: Curso de culinária na Acema, destinado às senhoras voluntárias que em setembro trabalharão nas barracas do Festival Nipo-Brasileiro e que adotarão os pratos.

Dia 20 de agosto:

12h: Sessão de degustação no Restaurante Ásia para autoridades e imprensa (máximo de 20 pessoas).