MEIO AMBIENTE

Bem-Estar Animal promove 1.660 castrações no 1º semestre; em 2016 foram 258 o ano inteiro

Bem-Estar Animal promove 1.660 castrações no 1º semestre; em 2016 foram 258 o ano inteiro
A Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, promoveu no primeiro semestre a castração de 1.660 castrações de cães e gatos. O número já supera o de todo 2016 que registrou 258 procedimentos.

Se anteriormente as castrações eram destinadas apenas às fêmeas, a administração estendeu o procedimento aos machos e desburocratizou o processo que prioriza às famílias de baixa renda, associações e protetores independentes. As castrações são realizadas com recursos municipais e por cinco clínicas cadastradas.

Além de evitar o aumento populacional de animais de rua, a intensificação nas castrações previne doenças do aparelho reprodutivo dos machos e fêmeas e pode aumentar a expectativa de vida dos animais.

A intensificação das castrações integra o programa da administração municipal, “tratando a causa animal como política pública”, como frisou o prefeito Ulisses Maia na inauguração da Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal, cumprindo um compromisso de campanha.

Para a criação da diretoria específica, a administração destinou prédio do Parque Ingá para uso exclusivo da diretoria, veículo para resgate de animais e estruturou equipe para fiscalização de maus-tratos. Em apenas alguns meses, o Bem-Estar realizou 520 atendimentos, dos quais 190 apurações de denúncias de maus-tratos e mais de 20 resgates de animais de rua feridos.

Os animais de rua são tratados no Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) e podem ser adotados pela comunidade. A administração também destinou bloco específico do CCZ para futuro centro cirúrgico de animais de rua e abrigados das organizações não governamentais.

Saiba mais

Diretoria de Bem-Estar Animal

Avenida Laguna, 668. Telefone: 3901-1885

De segunda a sexta, das 8 às 11h30, e das 13h30 às 17 horas.

Solicitações de castrações, resgate de animais de rua feridos ou doentes, e denúncias sobre maus-tratos deverão ser comunicados ao 156 de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.