SAÚDE

Casos de dengue recuam com programas de prevenção

Casos de dengue recuam com programas de prevenção
Os casos de dengue confirmados diminuíram em Maringá. No comparativo com o ano passado, os casos recuaram de 2678, de janeiro a julho de 2016, para 63 no mesmo período desse ano, de acordo com a Secretaria de Saúde. Os dados refletem medidas estratégicas de prevenção e combate a dengue adotadas pelo município.

Para a gerente de Epidemiologia da Secretaria da Saúde, Priscilha de Oliveira Dalberto, o trabalho em conjunto dos agentes de endemias com os agentes comunitários, a mudança no trabalho dos agentes comunitários, a vacinação e os programas Bota Fora e Cidade Limpa foram primordiais para atingir o resultado. “No ano passado, foram confirmados 2761 casos de dengue, sendo que 747 em jovens 15 a 29 anos. A maioria desse público foi contemplado esse ano com a campanha da vacinação, contribuindo para a prevenção, consequentemente diminuindo os casos”, explica.

Outra ação importante de prevenção foi o Programa Bota fora, que atende os bairros com maiores índices de infestação da dengue. O objetivo do programa, realizado pela Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), é recolher objetos inservíveis armazenados nas residências e potenciais criadouros da larva do mosquito, como entulhos, móveis, eletrodomésticos, colchões, pneus, para dar a destinação de descarte correta.

O Projeto Maringá Cidade Limpa também foi criado com o mesmo objetivo ao intensificar trabalhos de limpeza das vias e bocas de lobo, pintura de guias, poda e remoção de árvores, manutenção de pavimentação, iluminação, entre outros serviços. “Quando o morador percebe que a cidade está mais limpa, ele automaticamente começa a cuidar também”, lembra Priscilha Dalberto. “Os agentes comunitários deixaram de fazer apenas o trabalho de orientação nas casas e começaram a bloquear os focos de dengue, quando encontrados nas casas”, esclarece.