RODOVIAS

Audiência pública vai discutir mudanças na avenida Colombo

Audiência pública vai discutir mudanças na avenida Colombo
.

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), Secretaria de Fazenda e Secretaria de Planejamento, realiza na próxima segunda, 31, às 19h30, no auditório Hélio Moreira, audiência pública para discutir mudança na legislação que criou o Eixo Residencial A (ERA) na avenida Colombo. Com a frase ′vamos salvar a Colombo′, dita pelo prefeito Ulisses Maia no dia 29 de março na primeira reunião sobre o tema, iniciou-se amplo debate sobre a ocupação da avenida a partir da criação de comissão formada por representantes da Câmara de Vereadores, prefeitura, proprietários e Associação Comercial e Empresarial (Acim).

Os debates buscam restabelecer ocupação mais tradicional da via depois que a administração anterior criou o chamado ′Boulevard Colombo′ no trecho compreendido entre a avenida Tuiuti e a rua Arlindo Planas. Lei estabeleceu limitações à instalação de diversos negócios na avenida, inviabilizando empreendimentos e locais, definido características diferenciadas para a via, ′de refinado conteúdo urbanístico e paisagístico, destinada a abrigar edificações de elevada qualidade arquitetônica, reproduzindo as características de boulervard′.

Estudo realizado pela comissão e pelas secretarias de Planejamento e Urbanismo e Obras Públicas aponto a existência de 390 lotes ao longo da avenida no trecho entre a Tuiuti e Arlindo Planas. Desse total, 21 lotes estão vazios e 52 têm edificação sem ocupação. Portanto, do total de imóveis inventariados na avenida, 19% estão desocupados. As mudanças propostas constam de minuta de nova lei que será submetida a audiência pública para posterior envio à Câmara para votação, finalizando o processo de mudança na legislação.
Diretoria de Comunicação PMM