ESPORTE

Equipe paralímpica participa de reunião sobre Lei de Cotas na APAE

Equipe paralímpica participa de reunião sobre Lei de Cotas na APAE
Equipe da Coordenação de Esporte Paralímpico, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp), participou na semana passada de uma reunião na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para conhecer melhor os fundamentos da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência.

Representada pelo coordenador Silvio Podadeiro e o paratleta Ricardo Souza, a equipe paralímpica esteve acompanhada no encontro pelo secretário Valmir Fassina e o presidente da União Metropolitana Paradesportiva de Maringá (UMPM), Paulo Rossi.

No encontro a equipe paralímpica ouviu do presidente da APAE-Maringá, Fernando Meneguete, e do servidor do Ministério do Trabalho e atleta do Basquete em Cadeira de Rodas, Eurides da UMPM, que a Lei de Cotas para Pessoa com Deficiência também inclui a contratação de paratletas, além da inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho.

A Lei 8213/91, também chamada “lei do deficiente”, dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência e estabelece que a empresa com mais de 100 e até 200 funcionários é obrigada a preencher dois por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência. A proporção é elevada para 3% quando a empresa tem de 201 a 500 funcionários; 4% de 501 a 1.000 funcionários e 5% se tiver acima de 1.001 funcionários.
Além de rever formas de auxílio às empresas para o cumprimento da legislação trabalhista, o encontro também avaliou o projeto para expandir a contratação de paratletas.

De acordo com levantamento da União Metropolitana Paradesportiva de Maringá (UMPM), a iniciativa surgiu há alguns anos em Maringá e, hoje, de oito a dez empresas norte-paranaenses têm funcionários portadores de deficiência contratados, em cumprimento à Lei de Cotas. “Foi uma reunião muito produtiva e interessante para nossos atletas paralímpicos. O projeto já está sendo adequado para depois ser encaminhado às empresas”, resumiu o coordenador Silvio Podadeiro. (CP)

Mais informações: 3220-5770 (Sesp) / 3220-5764 (Coordenação de Esporte Paralímpico)

Diretoria de Comunicação PMM