EDUCAÇÃO

Professores fazem curso para "Projeto Lego"

Professores de 1ª a 4 série da Escola Municipal Dona Angelina Lonardon Meneguetti, no distrito de Iguatemi, participaram, ontem (quarta-feira,19), do curso de capacitação do Lego, ministrado pelo educador do programa, em São Paulo, Frederico Guedes.

Através desse curso de capacitação, que terá aula prática e teórica, os professores vão aprender a metodologia de ensino utilizada pela equipe lego para desenvolver programas de montagem de robôs em sala de aula.

As atividades são diferentes para cada série, aumentando o grau de dificuldade gradativamente.

O curso está organizado em quatro etapas totalizando 40 horas de aulas.

Para os estudantes de 1ª e 2ª série, o kit Lego vem em uma maleta que contém 99 peças, todas grandes para evitar que a criança coloque alguma peça na boca.

Para os alunos de 3ª e 4ª série o kit é formado por 277 peças mais detalhadas onde o professor vai ensinar os alunos a montarem seus primeiros robôs, que vão adquirir movimento, por meio de um motor.

Já a etapa final, voltada para estudantes de 5ª a 8ª série, o kit vem com 726 peças, que através de um programa de computador responde comandos executados por meio de RLX, ou seja um blocão lego movido por energia elétrica.

Segundo o educador do programa Frederico Guedes, a princípio os professores ficam apreensivos com a metodologia de ensino, mas depois vão se adaptando.

“O projeto Lego está voltado à educação tecnológica, que pretende preparar o aluno não apenas para ser usuários de ferramentas tecnológicas, mas também capaz de criar e resolver problemas.

Por meio dessas peças e as instruções do programa os alunos vão montar seus próprios robôs descobrindo que para cada ação são utilizadas as disciplinas de ciências, matemática, física, entre outras”, explica Frederico, acrescentando que “o professor não deve ir à sala de aula com medo de perder ou romper as peças.

Preferimos inutilizar o material por tanto uso, do que não usar com medo de estragar”.

O projeto Lego, também denominado “Robótica”, vai ensinar os alunos a montarem seus próprios robôs, todos construídos por joguinhos de peças da lego, monstrando para os estudantes que existem outras formas para aprenderem algumas disciplinas, que até então, estão sendo ensinadas somente em salas de aulas.

O projeto Lego é uma forma divertida de ensino, onde os alunos aprendem a trabalhar em equipe minimizando deficiências humanas, como desorganização, desmotivação e falta de iniciativa.

Para colocar em prática o projeto Lego, cada equipe é composta por um líder que tem a missão de supervisionar e coordenar as atividades do grupo; o organizador que verifica e distribui os materiais necessários para a fabricação do robô, além de registrar os trabalhos em relatórios; o construtor que executa as montagens e auxilia o organizador na ordenação dos materiais e o programador que executa o programa e auxilia nas informações do relatório.

As equipe devem trabalharem juntas durante quatro aulas, para que cada aluno participe de todas as etapas de construção dos robôs.

De momento, as escolas que recebem o projeto Lego são Escola Municipal Dona Angelina Lonardon Meneguetti, no distrito de Iguatemi e a Escola Mariana Viana Dias.

A Prefeitura pretende implantar a partir do segundo semestre o projeto Lego em todas as escolas municipais.

Pmm