SAÚDE

Conselho aprova instalação da UBS Aclimação no Cesumar

Por 18 votos a favor e nove contra, o Conselho Municipal de Saúde aprovou a instalação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no campus do Centro Universitário de Maringá, o Cesumar.

A decisão foi tomada durante reunião ordinária do Conselho, realizada nesta semana, na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito.

O projeto de instalação da UBS Aclimação em um prédio de terceiros é inédito na rede do Sistema Municipal de Saúde Pública.

De acordo com o reitor do Cesumar, professor Wilson de Matos Silva, a área construída de 620 metros quadrados da antiga biblioteca será reformada e adaptada para receber as instalações e equipamentos da UBS.

O prazo de conclusão da obra é de três meses.

Pela parceria estabelecida com a Prefeitura, o Cesumar vai oferecer a estrutura física e equipamentos, além de arcar com os custos de manutenção do prédio, consumo de água, luz e telefone.

Também vai ceder 18 funcionários e um carro para uso das equipes do Programa Saúde da Família, o PSF.

Outros 28 servidores municipais trabalharão no local.

A UBS Aclimação vai funcionar com duas equipes do Programa Saúde da Família, o PSF.

Cada equipe é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e de quatro a seis agentes comunitários de saúde.

Em média, cada equipe atende 1.200 famílias.

Será prestado atendimento de clínica geral, pediatria e ginecologia, assim como serão realizados curativos, inalação e vacinas comuns aos postos de saúde.

Saúde Bucal: outra medida adotada pela Prefeitura de Maringá será a implantação de duas equipes do Programa Saúde Bucal, o PSB.

Cada equipe é composta por dois ou três profissionais. Pode ser um dentista e um auxiliar odontológico ou um dentista, um auxiliar odontológico e um técnico de higiene dental.

Vinculado ao PSF, o trabalho do Programa Saúde Bucal tem como diferencial o atendimento domiciliar.

De acordo com o projeto, a unidade atenderá os moradores dos bairros Jardim Aclimação, Vila Rica, Santa Mônica, Santa Rita, Vila Bosque, Parque Residencial Anchieta e parte da Zona 8.

Informações: 3218-3150 / 3218-3127 (Secretaria da Saúde)

Pmm