INCLUSÃO SOCIAL

Educação busca inserção de crianças com necessidades especias

Educação busca inserção de crianças com necessidades especias
Mães solicitaram professoras de apoio para acompanhar seus filhos
Desde o início do ano mães de crianças com Síndrome de Down matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CMEI) e Escolas Municipais estão recebendo atenção especial da Prefeitura. A secretária de Educação, Valkíria Trindade, e o secretário de Saúde, Jair Biatto, reuniram-se com grupo de mães para planejar o aprendizado educacional das crianças. As mães solicitaram professoras de apoio para acompanhar o processo de educação dos filhos durante as aulas.

Atualmente, 37 crianças com Síndrome de Down estão matriculadas na rede municipal de ensino. “As crianças com Síndrome de Down precisam de muito mais estímulos que as outras crianças. Além de garantir a alfabetização, temos o objetivo da inserção delas na sociedade.” explica Valkíria, que durante a reunião garantiu planejamento de educação diferente às crianças para fortalecer a alfabetização.

Maria Pontes, mãe de aluno de 6 anos, reconhece o trabalho desenvolvido pela secretaria, pontuando a necessidade de professores de apoio nas salas de aula. “É importante que nossos filhos tenham um acompanhamento de auxiliar da educação para ajudar nas tarefas realizadas durante as aulas. As atividades devem ser diferenciadas de acordo com o desenvolvimento das crianças”, esclarece.

De acordo com a secretária, essas reuniões precisam acontecer para ajustar as dificuldades encontradas no aprendizado das crianças. Além dos encontros com os pais, os professores e estagiários também serão capacitados para progredir o desenvolvimento na educação das crianças com Síndrome de Down.