GERAL

Prefeitura realiza curso sobre esterilização e desinfecção de materiais

Servidores de toda a rede de Saúde Pública do Município de Maringá participou, ontem (terça-feira, dia 18) e participam hoje (quarta-feira, dia 19), de um curso sobre esterilização e desinfecção de materiais.

São cerca de 450 profissionais, organizados em quatro turmas.

Os horários das “aulas” são das oito às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.

Os participantes são dentistas, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, auxiliares odontológico e técnicos em higiene dental.

O objetivo é capacitar os profissionais da rede de Saúde Pública do Município e orientá-los como manusear um novo produto a ser usado para esterilizar e desinfectar os materiais usados nas unidades básicas, hospital municipal e clínicas odontológicas.

O novo produto é à base de ácido peracético e vai substituir o hipoclorito de sódio a 1%, usado atualmente.

A substituição é resultado de estudos realizados pela Comissão de Esterilização e Desinfecção de Materiais, da Secretaria da Saúde de Maringá.

De acordo com o secretário da Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, o ácido peracético é mais eficaz e eficiente do que o hipoclorito.

“É um produto que não agride o meio ambiente, pode ser usado em um número maior de materiais e equipamentos e age em situações, com a preseça de material orgânico”, afirma.

Eridon Araújo, responsável pelo Departamento Técnico da Profilática, empresa que venceu a licitação para fornecer o ácido paracético, e que ministra o curso em Maringá, explica que o produto é cada vez mais usado pela área de saúde.

“É o que apresenta maior vantagem de custo-benefício no mercado”, frisa.

Pmm