Exposição no Calil Haddad mostra vida e obra de Leminski
A obra do poeta paranaense Paulo Leminski estará em exposição no Museu de História e Artes Hélenton Borba Cortes, no Teatro Calil Haddad, em Maringá.

A mostra que ficará aberta ao público de 9 de junho a 24 de setembro, reúne mais de mil objetos pessoais do artista, que vão desde manuscritos em guardanapos, quadros, a coleção de dicionários, entre outras curiosidades que recompõem sua atmosfera cultural.
Os objetos foram reunidos pela primeira vez em 2012 para dar visibilidade a obra de Leminski que, além de poeta, transitou pela literatura, música e outras expressões artísticas. Segundo as curadoras da exposição Múltiplo Leminski, Alice Ruiz, Aurea Leminski e Estrela Ruiz Leminski, a obra de Leminski é atemporal e continua conversando com diversos públicos.
Além da exposição, serão realizados uma série de eventos paralelos, valorizando o dia 24 de agosto (nascimento de Leminski) e data oficial da abertura do Mês da Literatura no Paraná. Estão previstos o show Leminskações, com participação especial do músico José Miguel Wisnik, que também fará uma palestra no mesmo dia, e visita guiada com Alice Ruiz. Também estão previstos ciclo de palestra e mostra de filmes.
A exposição é dividida em nichos que apresentam as diversas linguagens e áreas que Leminski atuava: painéis, fotos, vitrines, espaços cênicos, vídeos, discos, poesias escritas em guardanapos, reproduções de grafites, histórias em quadrinhos, porta retrato digital e sonorização do ambiente. Toda a ambientação, aliás, foi elaborada de forma a apresentar informações que permitam entender a vida e a obra do poeta.
Na mostra estão reunidas edições dos livros escritos e traduzidos por ele, os principais títulos sobre sua a obra e aqueles que fizeram parte da sua biblioteca pessoal, além de vasto repertório como letrista e compositor: recortes específicos da sua atuação como jornalista, publicitário e crítico, originais manuscritos e datilografados, entrevistas, cartas, documentos pessoais, crônicas de jornais e vídeos.
Leminski escreveu dois livros voltados para as crianças: “Guerra dentro da gente” e “A Lua no cinema”. Do primeiro livro, foi feita a animação Belowars (mistura de bélico, em latim, com guerras, em inglês), que está na mostra. As crianças vão se divertir, ainda, com as músicas de “Pirlimpimpim”, um disco gravado por Guilherme Arantes, com músicas dele e letras de Leminski. A mais conhecida é “Xixi nas estrelas”.
O secretário municipal de Cultura, Rael Toffolo, destaca a importância de Paulo Leminski para a cultura paranaense, sublinhando que a estatura intelectual do poeta tem representativide nacional. “Leminski é sem dúvida um dos grandes expoentes da nossa cultura e receber uma exposição sobre sua vida é obra ´reverenciar um artista de múltiplos talentos, que deixou um rico acervo de obras”, afirma o secretário.
Serviço:
Exposição: "Múltiplo Leminski"
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
- Siga o Maringa.Com no Canal do Whatsapp