ESPORTE

Atletas maringaenses passam nas seletivas para o Brasileiro de Taekwondo

Atletas maringaenses passam nas seletivas para o Brasileiro de Taekwondo
Competições envolveram categorias de todas faixas etárias
Quatro atletas maringaenses, de diferentes categorias, estão classificados para representar o Paraná no Campeonato Brasileiro de Taekwondo, que terá etapas disputadas a partir do final deste mês em várias regiões do Brasil.

As vagas foram conquistadas no último final de semana no Ginásio Chico Neto, em Maringá, durante a realização do 35º Campeonato Paranaense de Taekwondo 2017, que reuniu 720 atletas de 57 agremiações, entre academias e associações de todo o Paraná.

As competições do certame envolveram categorias de todas as faixas etárias, desde fraldinha, mirim, infantil, cadete, juvenil, sub-21 e adulto até a categoria Master. As divisões foram diferenciadas por peso e faixas de graduação dos atletas.

As disputas na graduação faixa preta do campeonato serviram de seletiva para o campeonato brasileiro. Nas lutas decisivas de domingo, o atleta maringaense Rafael Reis, de 23 anos, venceu a final da categoria Adulto e se credenciou para a competição nacional. Na categoria Master II foi classificado o também maringaense Marcelo Fernandes Trindade e, a Master IV, teve como campeão o veterano maringaense Cláudio Rúbio - o “Ney”, de 65 anos. Outro atleta maringaense classificado foi Bernardo Mochiutti, de 11 anos, da categoria Infantil.

Delegação coreana

Para o mestre Harley Ventura, que coordenou o evento, o principal resultado do campeonato foi a formação de uma equipe paranaense forte para a disputa do certame nacional. “Graças à parceria com a Sesp conseguimos atingir todos os objetivos, dentro de um plano de trabalho previamente traçado. Visualizamos também várias revelações, consolidamos atletas de boa performance e consagramos veteranos do taekwondo, como também tivemos a presença de um bom público, que se encantou com as apresentações de atletas de alto nível mundial nesse esporte”, observou.

No evento foi disputada a Taça Mestres Irmãos Han, em homenagem aos atletas responsáveis pela introdução do Taekwondo em Maringá há 45 anos.

No sábado à noite a grande atração para o público foi a demonstração da prática do esporte por 12 atletas coreanos e, em seguida, foi disputado um amistoso internacional entre as seleções de taekwondo do Brasil e da Coréia do Sul.

Na entrada do espetáculo o público fez a doação de um quilo de alimento ou doou um agasalho, que foi repassado para o Provopar-Maringá.