SOLIDARIEDADE

Sasc organiza ação conjunta para tirar pessoas das ruas no inverno

Sasc organiza ação conjunta para tirar pessoas das ruas no inverno
Trabalho do Serviço de Abordagem Social
Com a proximidade da chegada do inverno - e já com as temperaturas em queda -, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Sasc), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros definiram ações conjuntas destinadas ao atendimento de pessoas expostas ao frio nas ruas. A iniciativa se estenderá durante todo o inverno com intervenções de acolhimento de pessoas em situação de frio extremo e encaminhamento ao albergue. A Guarda Municipal também integra o esforço.

A Defesa Civil vai monitorar a temperatura e acionar a Sasc sempre que a temperatura chegar a 10 graus. “Trata-se apenas de uma referência para se aumentar o alerta entre as instituições, de forma a que possamos agir com a rapidez necessária para encaminhar as pessoas para o albergue, onde terão o acolhimento adequado”, afirma o secretário de Assistência Social, Ederlei Alkamin.

A Sasc vai intensificar o trabalho de abordagem de pessoas nas ruas por meio do Serviço de Abordagem Social e do Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop). Para dar mais eficiência às atividades, o serviço vai triplicar o número de equipes de abordagem durante o inverno.

“Temos uma equipe hoje, mas durante o inverno vamos aumentar para três”, afirma Com a retaguarda dos bombeiros, Defesa Civil e Guarda Municipal, teremos um aparato de apoio bem consistente”, afirma Ederlei Alkamin. O trabalho do Serviço de Abordagem Social estenderá o atendimento das 23 horas para as 2 horas da madrugada, com sobreaviso de 24 horas nos dias de frio mais intenso.

O secretário de Assistência Social lembra que o sucesso da iniciativa depende da participação da sociedade. “Todos precisamos estar alertas e acionar os serviços de abordagem e encaminhamento quando se deparar com uma pessoa que necessite de abrigo nas noites de frio intenso que provavelmente teremos neste mês e no próximo”, afirma Ederlei Alkamin.

Como agir

Quem encontrar uma pessoa em situação de rua pode colaborar com o atendimento ligando para o Serviço de Abordagem Social, no telefone 99103-5661 (24 horas por dia) ou para o Centro Pop (3901-2203 das 8h às 17h). O telefone do Albergue é 3224-1673.