TRÂNSITO

PM lança o projeto "Justiça e sobriedade no trânsito de Maringá"

O 4º Batalhão de Polícia Militar fez o lançamento oficial do projeto "Justiça e Sobriedade no Trânsito de Maringá". O evento, realizado nesta terça-feira (30), contou com a presença do prefeito Ulisses Maia, do juiz da 1ª Vara Criminal Cláudio Camargo dos Santos, do promotor de justiça Julio Cesar da Silva, do comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar tenente-coronel Ênio Soares dos Santos, e outras autoridades representativas dos órgãos participantes.

Implantado em Maringá desde 2016, o projeto é dividido em etapas de cunho educativo. Na primeira, após as audiências, o cidadão participa de palestras e oficinas práticas. Já na segunda, o infrator deve atuar como voluntário no atendimento a vítimas hospitalares e, dessa forma, tem a oportunidade de refletir sobre as consequências da combinação de álcool e direção.

O objetivo do projeto é promover a conscientização no trânsito para diminuir a reincidência de acidentes por embriaguez, bem como disseminar informações sobre segurança para familiares e amigos. Até o momento, 92 pessoas foram atendidas pelo conselho da comunidade, 78 passaram pelo ciclo de palestras e 43 infratores já concluíram o primeiro procedimento do projeto.

A iniciativa conta com a parceria do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), Prefeitura de Maringá, Alcoólicos Anônimos (AA), Polícia Militar, Universidade Estadual de Maringá, Hospital Metropolitano de Sarandi, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), 1ª Vara Criminal, Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas, Ministério Público e Conselho da Comunidade.