ESPORTE E LAZER

Concessão do Bolsa Atleta exige cumprimento de critérios de avaliação

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Sesp) esclarece aos atletas e paratletas amadores que os benefícios do programa Bolsa Atleta são concedidos apenas aos solicitantes que cumprem uma série de critérios de avaliação.

O benefício concede incentivo em dinheiro aos atletas e paratletas amadores do município, de alto rendimento, que representam o município em competições de nível estadual e nacional, como os Jogos Abertos (Jap′s), Jogos da Juventude do Paraná (Jojup′s) e Jogos da Juventude do Brasil (Jojub′s).

Os quesitos exigidos são variáveis e adequados, conforme a solicitação, para atletas em formação, da área estudantil, modalidades coletivas para competições estaduais, nacionais e internacionais e atletas olímpicos ou paralímpicos.

Além da análise do currículo esportivo ou paradesportivo exigido dos atletas em todos os seis formatos de solicitação, os critérios para concessão do Bolsa Atleta Formação e Estudantil, por exemplo, obrigam, entre outras exigências, que o interessado esteja matriculado e frequentando escola da rede pública ou que seja bolsista na rede privada; que comprove assiduidade de no mínimo 80% das aulas e que tenha sido aprovado no ano letivo anterior.

Para as modalidades coletivas em bolsas de nível estadual, nacional, internacional e olímpico é exigido que o solicitante tenha sido eleito entre os seis melhores atletas ou paratletas do ano anterior em competição de nível estadual e que tenha feito parte de equipe classificada entre as três primeiras colocadas no nível solicitado. Em modalidades individuais é exigido que o solicitante tenha obtido até a quinta colocação em competições de cada nível e deve estar entre os cinco atletas ou paratletas do ranking na sua prova.

Mais associações

Também os convênios de parceria que a Prefeitura de Maringá mantém com 11 associações estão sendo ampliados para 25 entidades esportivas do município.

Além de reforçar o vínculo com as 11 atuais, a proposta é resgatar associações de outras 14 modalidades que em anos anteriores deixaram de manter convênio com a Sesp. Entre elas estão as associações de judô, tênis de mesa, futebol, futsal, karatê e outras modalidades.

Os avanços no Programa de Incentivo ao Esporte Amador de Maringá também visam que atletas e paratletas de modalidades individuais, coletivas e as associações esportivas e paradesportivas conveniadas difundam o esporte e representem o município em eventos promovidos pela Sesp e instituições que compõem o Sistema Nacional do Desporto.

Atletas e treinadores

As diretrizes da lei federal nº 9.615/1998 preveem o repasse de recursos às associações esportivas e paradesportivas de pessoa jurídica de direito privado, além de contemplar com Bolsa Atleta e Bolsa Técnico os atletas iniciantes, paratletas e treinadores que praticam e coordenam esportes de alto rendimento.

Os recursos repassados às associações podem ser utilizados no pagamento de arbitragens de jogos, alimentação e transporte de atletas. “As associações são os braços da Sesp por todo o município e, por isso, sem a parceria delas não conseguiríamos desenvolver e aprimorar as modalidades como desejamos”, afirma Fassina.

Segundo o diretor de Esportes da Sesp, Valdemar Silva - o Dema, cada atleta ou treinador poderá pleitear a bolsa individualmente e a solicitação será avaliada por uma comissão de cinco membros da secretaria. “É uma iniciativa que contempla quem realmente tem esse direito e merece atendimento”, analisa.

Prazo até julho

O Programa de Incentivo ao Esporte Amador, da Prefeitura Municipal de Maringá, tem o objetivo de investir na prática esportiva e incentivar os atletas e paratletas para formar uma geração de alto potencial técnico. “A estratégia é garantir a manutenção pessoal mínima dos atletas para que eles tenham as condições necessárias para se dedicar ao esporte e representar bem a cidade em torneios de diferentes modalidades esportivas”, afirma.

Os valores máximos por categoria variam de R$ 400,00 a R$ 2.500,00 e são pagos mensalmente, pelo prazo máximo de um ano, durante o período de preparação e realização das competições esportivas.

O prazo de inscrição para o credenciamento de atletas começou no dia 24 de abril e permanecerá aberto até dia 31 de julho deste ano.

As propostas deverão ser obrigatoriamente protocoladas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Sesp), na Avenida Duque de Caxias, 1368 - anexa ao Ginásio de Esportes Chico Netto, na Vila Olímpica. O horário de funcionamento da secretaria é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Mais detalhes sobre o programa e as informações necessárias para acessar o edital, a minuta do termo, critérios de avaliação e formulário para solicitação do benefício, podem ser acessados no site http://www2.maringa.pr.gov.br/esportes/bolsa-atleta/home/index

Mais informações:(44) 3220-5770 / 3220-5775 (Sesp)