SAÚDE

Campanha de vacinação se encerra nesta sexta-feira (26)

Campanha de vacinação se encerra nesta sexta-feira (26)
A campanha imunizou 62.571 pessoas
A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta, 26, mas a imunização de pessoas do chamado ′grupo prioritário′ ainda não alcançou o índice satisfatório, de 90% da população estimada. Das 82.971 pessoas previstas, a campanha imunizou 62.571. O número mais preocupante diz respeito a crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses.

A previsão é vacinar 19.855 crianças, mas até dia 18 de maio, data do último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, foram imunizadas metade desse ou número - ou 9.549. Já os números de puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e idosos superaram as expectativas. No primeiro caso, foram vacinadas 581 de 607 mulheres (índice de 95,7%).

Entre os idosos, a vacinação alcançou 91% (40.750 de 44.628). O índice também está baixo entre gestantes (55%) Este ano também foram incluídos no grupo prioritário, os professores e auxiliares de sala das escolas públicas e privadas. A orientação é para as escolas encaminharem às Unidades Básicas de Saúde (UBS) de sua abrangência uma relação com os nomes desses profissionais.

Para ter acesso a vacina, o professor deve apresentar documento com foto e uma declaração atestando sua condição profissional. A vacina é segura e só é contraindicada para pessoas com histórico de reação prévia ou alergia severa ao ovo de galinha e seus derivados. O efeito protetor da vacina tem início após cerca de 2 semanas da aplicação.

A campanha prevê imunizar 123 mil pessoas em Maringá, o que inclui indígenas, detentos, funcionários do sistema prisional e doentes crônicos. Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o total de pessoas vacinadas foi de 86 mil. A campanha se encerra nesta sexta, 26, e não há previsão de prorrogação.