EDUCAÇÃO

Escolas municipais aderem ao programa O Diário na Escola

Professores e coordenadores da rede municipal de ensino, participam, ontem (12), no auditório Hélio Moreira, do lançamento do programa o Diário na Escola.

O convênio entre os dirigentes do periódico e Prefeitura, foi firmado, na última sexta-feira (7), pelo prefeito Silvio Barros.

Cerca de 200 profissionais da área da educação estiveram conhecendo o projeto, através da palestra “O Jornal e a Produção de Narrativas”, ministrada pela professora do mestrado em Letras da Universidade Estadual de Maringá, Alice Áurea Penteado Martha.

Além da parte teórica os professores tiveram uma breve noção de como funciona o programa na prática, por meio de oficinas.

Segundo o coordenador do programa Ricardo Augusto Pastoreli, a capacitação dos profissionais será contínua.

“Além deste primeiro contanto com os professores, vamos ter outras oficinas e encontros, porém, com grupos de 30 pessoas.

Assim, em equipes menores, os profissionais terão a oportunidade de trabalhar a parte prática do programa”.

Esse encontro marca o lançamento oficial do programa, que hoje já chegou às salas de aulas, quando estudantes de 4ª e 5ª séries das 36 escolas da rede municipal de ensino receberam exemplares do jornal.

Programa: a idéia de levar o jornal O Diário às escolas surgiu em 1999, quando o projeto piloto foi implantando em Mandaguaçu.

Desde essa época os convênios com outras prefeituras da região não pararam.

Hoje, o programa já atende 12 municípios, sendo que a última cidade a aderi-lo é Maringá. No total participam do projeto 6 mil alunos de toda a região.

Com o programa, que vai atender 3.710 alunos diretamente e 14 mil indiretamente, os professores vão ensinar aos estudantes a terem uma visão mais apurada, através do jornal, dos assuntos que envolvem a comunidade maringaense.

Para a professora Alice Áurea Penteado Martha, a utilização do texto jornalístico como instrumento pedagógico serve para incentivar a formação do leitor.

“Através das notícias do jornal os alunos vão construir seus próprios conhecimentos.

Com as oficinas, professores e alunos vão interagir ao mesmo tempo que aproveitam para aguçar o olhar crítico nos assuntos referentes ao nosso dia-a-dia”.

O programa será realizado, todas as quartas-feiras, em todas as escolas municipais, quando um grupo de cada alunos irá receber um exemplar do jornal para as oficinas de leitura.

Pmm