SAÚDE

Saúde alerta para fim da campanha de vacinação, no próximo dia 26

Saúde alerta para fim da campanha de vacinação, no próximo dia 26
Até o momento foram imunizadas 55.785 pessoas
Os índices de vacinação contra gripe nos grupos considerados prioritários para imunização estão abaixo da previsão, segundo dados contabilizados pela Secretaria Municipal de Saúde até 13 de maio. No caso das crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses, a população estimada para receber a vacina é de 19.855, mas apenas 7.788 foi imunizada, o que corresponde a 39,22% do total. Os índices de gestantes, trabalhadores de saúde, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e idosos com mais de 60 anos também estão abaixo do estimado.

No grupo prioritário, a previsão inicial era aplicar 82.971 doses até o final da campanha, no próximo dia 26 de maio, mas até o momento foram imunizadas 55.785 pessoas. Entre gestantes, foram vacinadas 1.787 pessoas, das 3.692 previstas. O índice se mostra mais equilibrado entre idosos: da previsão inicial de imunizar 44.628, foram vacinados. Outros grupos também estão aptos a tomar a vacina, como indígena e doentes crônicos. Em Maringá, são 123.635 pessoas aptar a receber a vacina.

Este ano também foram incluídos no grupo prioritário, os professores e auxiliares de sala das escolas públicas e privadas. A orientação é para as escolas encaminharem a UBS de sua abrangência uma relação com os nomes desses profissionais. Para ter acesso a vacina, o professor deve apresentar documento com foto e uma declaração atestando sua condição profissional. A imunização ocorre após 15 dias da data de vacinação e protege contra três tipos de vírus de influenza, o A (H1N1 e H3N2) e influenza B.

A vacina é segura e só é contraindicada para pessoas com histórico de reação prévia ou alergia severa ao ovo de galinha e seus derivados. O efeito protetor da vacina tem início após cerca de 2 semanas, tempo necessário para que os anticorpos induzidos pela vacina possam ser produzidos. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.