SAÚDE

Campanha: Dia D vacinação contra gripe ocorre neste sábado (13)

Campanha: Dia D vacinação contra gripe ocorre neste sábado (13)
UBS atenderão exclusivamente para a vacinação contra gripe
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Maringá funcionam neste sábado, das 8 às 17 horas, exclusivamente para vacinação contra gripe. A ação de mobilização desse dia 13 de maio faz parte do Dia D da campanha nacional contra a influenza, com término previsto para o próximo dia 26.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação e Controle de Imunobiológicos, contabilizou 42.549 vacinados até o dia 5 de maio, última sexta-feira. Esse total equivale a alguns grupos prioritários. A imunização ocorre após 15 dias da data de vacinação e protege contra três tipos de vírus de influenza, o A (H1N1 e H3N2) e influenza B.

O grupo prioritário da campanha é de trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos (quatro anos 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, indivíduos com 60 anos ou mais de idade.

Também estão incluídas como alvo da campanha, independente da idade (5 a 59 anos), pessoas portadoras de doenças crônicas (respiratórias, renais, cardíacas, hepáticas, neurológicas, etc) não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas. A soma de todos os públicos estimados a serem vacinados em Maringá é de 121.548 pessoas.

Levando em consideração somente os cincos grupos cuja meta de vacinação é de 90% do público, sendo somados os de crianças, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e idosos, essa população total estimada é de 83.735. Receberam a dose de vacina contra gripe até o mais recente levantamento, 32.629 pessoas, o que equivale a 38,90% desse total.

Para esse ano, também foram incluídos no grupo prioritário, os professores e auxiliares de sala ativos das escolas públicas e privadas. A orientação é para as escolas encaminharem a UBS de sua abrangência uma relação com os nomes desses profissionais. Para ter acesso a vacina, o professor deve apresentar documento com foto e uma declaração atestando sua condição profissional.

O modelo da declaração foi elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde e encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde ao Núcleo Regional de Educação (NRE), a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e Sindicato dos Estabelecimentos Particulares do Noroeste do Paraná - instituições de ensino particulares (Sinepe) com as demais orientações.