ESPORTE

Maringá será referência em Vôlei de Praia para a América do Sul nos próximos dias

Maringá será referência em Vôlei de Praia para a América do Sul nos próximos dias
Três importantes campeonatos serão disputados em Maringá
Depois de receber mais de 340 atletas escolares e 130 membros de comissões técnicas de 100 escolas públicas e privadas de 26 estados do país no final do mês passado, durante o IV Campeonato Brasileiro Escolar de Vôlei de Praia, Maringá volta a ser referência, desta vez internacional, na modalidade, com a realização de três importantes competições a partir deste final de semana.

Nesta sexta-feira, dia 5, até domingo, 7, as quadras de areia do complexo esportivo da Vila Olímpica vão ser palco das partidas válidas pelo Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia.

De segunda-feira, 8, até quinta, 11, a cidade será sede das finais do Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia, na categoria Sub-21.

E na quinta-feira, 11, começam também as finais do Campeonato Brasileiro Adulto Challenger de Vôlei de Praia, que reunirá até domingo, 14, os melhores atletas do país na modalidade.

Segundo cálculo dos organizadores, as três competições trarão entre 450 e 500 componentes de delegações de atletas, comissões técnicas, equipes de arbitragem e torcedores das duplas que estarão em Maringá.

Grand Slam
O Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia, considerado a principal competição do Grand Slam maringaense, vai reunir os 16 melhores jogadores de elite, no naipe masculino, de seleções de oito países sul-americanos: Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Colômbia e Peru.

Eles estarão disputando o título de campeões continentais da temporada 2017, que dará direito a uma vaga para a Copa do Mundo de Vôlei de Praia, a ser disputada no mês de julho em Viena, na Áustria.

O circuito é organizado pela Confederação Sul-Americana e Federação Paranaense de Voleibol, com apoio da Prefeitura de Maringá - por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Sesp).

Arena especial

Na área de estacionamento da Vila Olímpica de Maringá - localizada ao lado do Ginásio de Esportes Chico Neto, à Avenida Lauro Werneck, 500 - já começou a ser montada uma arena, com capacidade para acomodar até 500 pessoas.

Para o treinador da seleção brasileira de Vôlei de Praia, o maringaense Robson Xavier - que é também um dos coordenadores do evento - a realização do circuito em Maringá representa uma rara oportunidade que a cidade tem de mostrar seu potencial turístico, econômico, social e esportivo para toda a América do Sul. “Significa um presente especial para a população que vem em um momento muito adequado. Afinal, estamos comemorando o aniversário de 70 anos de Maringá”, conclui.