TRANSPORTE

Secretaria de Mobilidade Urbana inicia mudança de pontos de ônibus do terminal no dia 10

Secretaria de Mobilidade Urbana inicia mudança de pontos de ônibus do terminal no dia 10
Tracejado de setas indica alteração de sentido nas vias
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) inicia na próxima segunda, 10, a mudança de pontos de ônibus do terminal para ruas e avenidas centrais, preparando o início da demolição do Terminal Urbano, prevista para depois do dia 17. Os 65 pontos provisórios em abrigos permanecerão nesses locais até que o novo terminal seja construído.

A primeira etapa será a transferência de pontos de algumas linhas para a rua Joubert de Carvalho, entre as avenidas Duque de Caxias e Herval. As outras alterações serão promovidas nos dias 13 e 17, quando outros pontos do terminal estarão na praça Raposo Tavares - que concentrará a maioria dos pontos de ônibus - nas avenidas Tamandaré, Duque de Caxias e Brasil. As linhas de Sarandi, com pontos na avenida João Paulino serão transferidas para a avenida Brasil no dia 22.

A localização dos novos pontos de ônibus foi projetada levando em consideração o menor deslocamento do usuário que precisa fazer integração e se dirigir a outro ponto sem perder o coletivo. A partir desta quinta, 6, a Semob inicia panfletagem com material informativo para orientar a população sobre as mudanças.

Como as portas dos ônibus são posicionadas à direita e a maioria dos embarques e desembarques serão feitos na praça Raposo Tavares, a Semob irá inverter na segunda, 10, o sentido das travessas, paralelas à praça, Guilherme de Almeida e Júlio de Mesquita Filho. A sinalização vertical, horizontal e semafórica será alterada no sábado, 8, e domingo, 9, com interdição parcial das vias neste dia. Para ampliar o espaço das vias e melhorar o fluxo de veículos, estacionamentos perpendiculares se tornarão paralelos nas travessas. O estacionamento da praça Raposo Tavares também foi retirado para circulação de veículos.

Haverá também alteração na entrada e saída do estacionamento do quadrilátero da antiga rodoviária. A entrada será feita apenas pela rua Joubert de Carvalho e a saída pela avenida Tamandaré. Metade do estacionamento será reservado aos ônibus.

Para reforçar a segurança na Raposo Tavares, que contará com grande fluxo de pessoas, a Guarda Municipal estará presente durante todo o dia no local. Havendo necessidade, a comunidade poderá ligar para o telefone 153.

Projeto

A construção do novo terminal integra o programa de reestruturação do sistema de transporte coletivo que irá contar com os corredores de ônibus nas avenidas Morangueira e Kakogawa, e os terminais de integração nas praças Megumu Tanaka e Emílio Fajardo Espejo (avenida Kakogawa), e na praça Ouro Preto (avenida Morangueira).

O secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, ressalta a importância da comunidade comunicar a Semob qualquer problema e lembra que o projeto de construção do novo terminal, concebido pela administração anterior, poderia ter sido realizado de maneira a reduzir o transtorno para população. Purpur destaca que a construção do novo terminal deveria ser em duas etapas, com a migração de pontos do antigo terminal para o novo quando parte deste estivesse construído, não havendo necessidade de transferência para as ruas e avenidas.

Saiba mais:

Mais informações sobre a alterações nas linhas pelos telefones 3221-8500 (Semob) e 3221-1000 (Transporte Coletivo Cidade Canção).