CONSUMIDOR

Fiscalização de carnes em supermercados e açougues prossegue nesta quinta-feira (23)

Fiscalização de carnes em supermercados e açougues prossegue nesta quinta-feira (23)
Fiscalização é realizada pelo Procon e pela Vigilância Sanitária de Maringá
O Procon e a Vigilância Sanitária de Maringá iniciaram nesta quarta, 22, fiscalização em açougues e supermercados para verificação da qualidade, manuseio e acondicionamento de carne. A operação prossegue nesta quinta, 23.

Nos estabelecimentos fiscalizados não foram encontrados produtos contaminados, entretanto, a Vigilância Sanitária emitiu termos de intimação para cumprimento de reorganização de trabalho e boas práticas na exposição da carne para venda.

Ao comprar um produto o consumidor deve observar principalmente coloração, textura e cheiro da carne. A gerente de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Rosa Maria Cripa Moreno, lembra que “além de itens como prazo de validade e selo de inspeção, o produto deve ter uma coloração avermelhada, textura lisa e ausência de mau cheiro”, afirma, ressaltando a importância de verificar se a carne resfriada ou congelada está armazenada em temperaturas adequadas.

Carne fraca

O coordenador do Procon, Rogério Calazans, ressalta que recebendo todas as informações da Operação Carne Fraca da Polícia Federal e comprovada a exposição para a venda de carnes impróprias para consumo o Procon irá propor uma ação civil pública, visando condenar as empresas responsáveis por danos morais coletivos.

“A população deve ficar atenta na hora da compra de produtos e aguardar a divulgação de quais lotes e em quais produtos foram encontradas as irregularidades em decorrência da operação da Polícia Federal. Se a devolução de valores ou troca de produtos em condições adequadas ao consumo não for realizada espontaneamente, os consumidores deverão procurar o Procon pelos telefones 151 e 1512”, alerta Calazans.