EDUCAÇÃO

Secretaria da Cultura lança projeto "Ler é Legal"

Atendendo um pedido do prefeito Silvio Barros, a Secretaria da Cultura coloca em prática o projeto de gerenciamento de leitura, que será lançado no próximo dia 18, terça-feira na Biblioteca Municipal Professor Bento Munhoz da Rocha Netto, às 8 horas.

O projeto Ler é Legal consiste em diversos programas especiais voltados para leitores adultos e infantis, com o objetivo de promover a reflexão, a discussão e a troca de idéias a partir da leitura.

Um dos projetos incluídos neste programa, trata-se de um relançamento do Grupo de Contadores de Histórias, que teve início em 1994 sendo extinto algum tempo depois.

A retomada deste grupo pretende resgatar a arte milenar de contar histórias, a partir de cursos, oficinas, estudos de text e uma parceria com a Diretoria de Cultura da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que estará assessorando os contadores de histórias.

Outra atividade, voltada especialmente para adultos e crianças, é o Clube da Leitura que discutirá os autores da nossa literatura com os leitores das cinco bibliotecas existentes em Maringá, dividindo os trabalhos nas bibliotecas da seguinte maneira: Biblioteca Municipal Professor Bento Munhoz da Rocha Netto (Centro) e Biblioteca Municipal Professora Maria Aparecida Cunha Soares (Parque das Palmeiras) atenderão os leitores infantis, enquanto que as demais bibliotecas muncipais estarão destinadas aos adultos.

Há também outros programas voltados para os funcionários das bibliotecas, como cursos de aperfeiçoamentos, oficinas para melhor atendimento ao leitor e cursos de literatura infantil.

Conforme Fernanda Mecking, gerente de promoção do projeto, o Ler é Legal visa atrair a leitura para Maringá.

“A proposta é desencadear várias ações e projetos que estimulem o gosto pela leitura.

O programa parte da premissa de que a cultura e a arte têm um poder transformador do ser humano, uma vez que mexe com sua emoção e imaginação.

O que queremos é justamente isso fazer com que os leitores estimulem a criatividade”.

Projeto Doce Leitura sorteia caixas de bombons: em sua 8ª edição, o projeto Doce Leitura, realizado pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura com o apoio da Bibliotecas Públicas Municipais da cidade, sorteará, hojr (6), as 17 horas, caixas de bombons para os leitores que emprestarem livros na biblioteca da Vila Operária.

O Doce Leitura é uma promoção que surgiu em 1999 quando um empresário do bairro Vila Operária teve a idéia de incentivar a leitura durante as comemorações da Pascóa sorteando caixas de chocolate para as pessoas cadastradas na biblioteca.

De acordo com a responsável pela biblioteca, Zery Monteiro, desde o início, o projeto vem incentivado os leitores a emprestarem mais livros para o local.

“Sem dúvida o projeto Doce Leitura é um incentivo para nossos leitores, que em abril já estão cientes da promoção.

Fizemos um levantamento ano passado que constatou um aumentado os emprestímos de livros entre março e abril.

Sabemos que o aumento na procura não deve-se apenas à campanha, que sem dúvida colabora, mas também ao fato de que as férias escolares acontecem nos meses de janeiro e fevereiro, fazendo com que o movimento aumente nos meses seguintes.

Quando chega este período da campanha notamos um aumento de 27% em relação aos demais meses”.

Para participar do projeto é muito simples: a cada emprestímo o leitor preenche um cupom que é depositado numa urna, que será aberta todas quintas-feiras (dias 6, 13, 20 e 27) deste mês de abril A única exigência é que a pessoa seja cadastrada na biblioteca da Vila Operária.

Pmm