SOCIEDADE

Parte do imposto de renda ainda pode ser destinada para projetos sociais

Parte do imposto de renda ainda pode ser destinada para projetos sociais
Associação Menino Jesus recebem recursos do FIA
A estimativa da Receita Federal em Maringá é de que mais de 88 mil contribuintes devem fazer a declaração do imposto de renda até 28 de abril. Parte dos valores devidos ainda pode ser destinada ao Fundo para Infância e Adolescência de Maringá (FIA). Cerca de 25 organizações da cidade recebem os recursos para realizar projetos que promovem e protegem crianças e adolescentes.

Quem já fez a contribuição até dezembro do ano passado, mas não atingiu o teto de 6% do valor do imposto devido, pode fazer uma complementação. O limite é de 3% do imposto devido, percentual válido também para quem ainda não fez nenhum repasse ao FIA no período. A orientação é que o cidadão entre em contato com o seu contador para fazer os cálculos e o recolhimento por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

Para o Secretário de Fazenda, Orlando Chiqueto, outro aspecto importante desta ação é que os recursos destinados ao fundo também movimentam a economia local com a aquisição de serviços e equipamentos para realização dos projetos. Em 2015 o FIA arrecadou R$ 1,5 milhão. Os recursos são investidos em projetos aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)

Semanalmente, 140 crianças e adolescentes participam de oficinas de música, rádio e fotografia, na Associação Menino Jesus, mantidas com repasses do FIA. “Se cada cidadão soubesse dos benefícios da destinação através do imposto de renda aos projetos sociais, o faria com mais frequência e alegria, pois é algo que pode mudar o destino de crianças e adolescentes”, diz a presidente da organização, irmã Maria Cecília Piciteli.

Saiba mais

Pode fazer a destinação complementar para o FIA o cidadão que tem imposto de renda a pagar ou a restituir. A declaração deve ser feita em formulário completo até 28 de abril. A contribuição ao FIA não prejudica outras deduções, como as relativas a dependentes, saúde, educação e pensão alimentícia.