VESTIBULAR

Jovem de 18 anos, do MS, é o primeiro colocado geral do Vestibular de Verão da UEM

Jovem de 18 anos, do MS, é o primeiro colocado geral do Vestibular de Verão da UEM
Juliano Pesarico obteve escore de 587.3 pontos, dos 720 possíveis
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou, nesta terça-feira (7), às 10 horas, pela internet, o resultado dos vestibulares de Verão 2016, EAD 2016 e da terceira etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS).

O jovem Juliano Petry Pesarico, de uma pequena cidade do interior do Mato Grosso do Sul, obteve a maior pontuação no Vestibular de Verão, aprovado em medicina, com escore de 587.3 pontos, dos 720 possíveis.

Pesarico, de 18 anos, estudou o ensino fundamental em escola pública, na cidade de Laguna Carapã, onde mora, com apenas 6 mil habitantes, e cursou o ensino médio em escola particular, na cidade de Dourados, distante cerca de 50 quilômetros, também no Mato Grosso do Sul.

Embora tenha sido o primeiro colocado geral na UEM, Pesarico decidiu que vai cursar medicina no câmpus da Universidade Federal de Toledo, onde já fez a matrícula e começa a estudar em março deste ano. O estudante diz que fez esta opção por considerar que o sistema federal de ensino superior tem mais "peso" e que a cidade de Toledo, por ser menor que Maringá, facilita seu deslocamento.

Pesarico chegou a cursar Farmácia, em 2016, na Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, durante um mês. Abandonou o curso para estudar visando ser aprovado em medicina.

Em 2015 ele também passou nos vestibular de Medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná e no de psicologia do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz, em Casvel, ambas particulares. Porém, optou por aguardar mais porque queria ingressar numa instituição pública de ensino.

PAS e EAD

Outro destaque foi o primeiro colocado na lista dos aprovados no PAS 2016: Felipe Steinmacher Batista, que optou pelo curso de Medicina e alcançou 1.365 pontos. Não bastasse esse bom desempenho, Felipe também viu seu nome entre os aprovados na lista do Vestibular de Verão, ficando em segundo lugar entre os classificados para o curso de Medicina, com score final de 572,1 pontos. E essa história ainda tem mais um ingrediente. No Vestibular de Inverno da UEM ele foi o primeiro lugar geral tendo escolhido, naquele concurso, a graduação em Engenharia Química.

Felipe é filho de um servidor da UEM, Denerval Mendez Batista. O pai orgulhoso conta que o filho sempre foi um bom aluno e que nem chegou a fazer cursinho. Está indo direto do ensino médio para a Faculdade. Focado no objetivo, ao longo dos anos ele estabeleceu um ritmo de estudos que seguiu disciplinadamente, mas sem abrir mão do lazer. Denerval acredita que o desempenho no Vestibular de Inverno o deixou mais tranquilo para as provas do PAS e do Vestibular de Verão, contribuindo para esses resultados.

A primeira colocada no Vestibular EAD foi Camila Colombo dos Santos que atingiu 220 pontos para o curso de Pedagogia polo de Sarandi.

Desempate

Para efeito de desempate entre dois ou mais postulantes a um mesmo curso, turno e câmpus, a vaga será destinada ao candidato que tiver comprovado renda familiar inferior a 10 salários mínimos ou o de menor renda, quando mais de um concorrente preencher o critério inicial.

Vale lembrar que, na inscrição para o Vestibular, o candidato declarou a renda familiar em salários mínimos. Os documentos comprovando o rendimento serão apresentados no ato da matrícula, caso haja empate. Em caso de informação falsa, o candidato está sujeito à perda da vaga.

Matrícula dos aprovados

As matrículas serão efetuadas via internet, de 13 a 15 de fevereiro, com o envio da documentação até o dia 16 de fevereiro. Vale dizer que no mesmo período também será feita a matrícula dos aprovados no Vestibular de Inverno 2016.

A lista com a publicação das vagas remanescentes, em segunda chamada, dos vestibulares de Inverno e de Verão, do Vestibular EAD e do PAS (terceira etapa), será publicada no dia 6 de março, no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos.

A consulta do desempenho das provas para os que prestaram os vestibulares de Inverno, Verão, do Vestibular EAD e do PAS será liberada de 7 de fevereiro a 6 de março. Para os aprovados no Vestibular EAD, as aulas terão início no dia 4 de março e para os matriculados nos vestibulares de Inverno e de Verão e na terceira etapa do PAS as aulas começarão no dia 3 de abril. Todas as datas constam no manual do candidato do respectivo concurso.

Vestibular de Inverno 2017

A data de inscrições para o próximo Vestibular da UEM, o de Inverno 2017, também está definida. Elas serão aceitas de 10 de abril a 10 de maio, somente pela Internet, por meio do site www.vestibular.uem.br. As provas serão aplicadas de 16 a 18 de julho.