SAÚDE

Maringá recebe mais uma viatura de intervenção rápida para reforçar o resgate de vítimas

Maringá recebe mais uma viatura de intervenção rápida para reforçar o resgate de vítimas
Viatura é tripulada por condutor socorrista, médico e enfermeiro
Mais uma viatura de intervenção rápida (VIR) para resgate de vítimas politraumatizadas será utilizada em Maringá. O veículo vai ficar disponível 24 horas na sede do 5º Grupamento de Bombeiros. O atendimento é para qualquer situação emergencial, quando na cena de trauma houver necessidade da presença do médico.

De acordo com o coordenador de Urgência e Emergência de Maringá, Mauricio Lemos, o município já possui uma unidade exclusiva do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192. O reforço para o atendimento realizado pelos bombeiros foi possível em razão do empenho do prefeito Ulisses Maia e do secretário de Saúde, Jair Biatto.

A viatura é tripulada por condutor socorrista, médico e enfermeiro. De acordo com o capitão do 5º Grupamento de Bombeiros, Regis Roberto Gonçalves, será possível reduzir o tempo de resposta de atendimento às vítimas. “Em acidentes mais graves, alguns procedimentos somente os médicos podem fazer. Às vezes o tempo de chegada dos bombeiros e do SAMU poderia variar de um a três minutos de diferença, mas, com essa viatura, chegaremos simultaneamente ao local de socorro”, conta.

Além disso, os próprios bombeiros poderão ser assistidos pela equipe de saúde durante atendimento a uma ocorrência, como incêndio de grandes proporções. “O médico vai poder monitorar o estado de saúde do bombeiro, verificando a necessidade de hidratação, descanso, ou seja, a questão da prevenção de saúde do bombeiro também está garantida”, ressalta.

Uma cerimônia nesta quarta-feira (8), às 9h, na sede do 5° Grupamento de Bombeiros, marca o início de atendimento da equipe com a viatura de intervenção rápida.