TRANSPORTE

Menos de 50 % dos estudantes solicitaram o passe livre

Menos de 50 % dos estudantes solicitaram o passe livre
Passe deve ser requerido até o dia 31 de março
As férias escolares estão terminando e mais da metade dos estudantes ainda não solicitaram o passe livre do transporte coletivo. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) calcula que mais de 26 mil estudantes têm direito ao benefício e apenas nove mil fizeram a solicitação.

O passe deve ser requerido até o dia 31 de março, pelo site da Prefeitura de Maringá (www.maringa.pr.gov.br). A retirada do cartão será realizada no prazo de 20 dias úteis na instituição de ensino onde o aluno está matriculado.

Os alunos que têm o passe livre devem solicitar recarga ou alteração de dados no site da Prefeitura e aguardar cinco dias úteis para recarregar o cartão preferencialmente nas catracas dos ônibus ou no validador localizado na sala 7 do Terminal Urbano, de segunda a sexta-feira, entre as 7 e 19 horas.

A solicitação de segunda via do cartão é realizada na loja da TCCC (Avenida Tamandaré, 655). Após retirar o cartão, o aluno deve solicitar a recarga no site da Prefeitura e aguardar sete dias úteis para recarregar no Terminal Urbano.

Podem requerer o passe livre, alunos dos ensinos fundamental, médio e superior, que residem e estudem em Maringá ou nos distritos de Floriano e Iguatemi. A distância mínima entre residência e instituição de ensino deve ser de 1,5 quilômetro. O benefício oferece dois créditos diários, com direito à integração.

Não são atendidos pelo passe livre alunos do pré-escolar, curso profissionalizante, pré-vestibular, pós-graduação e curso à distância. Cartões em turno integral somente são concedidos para cursos ou séries que possuem essa característica.