CIDADE

Prefeitura vai promover arte urbana para prevenir pichações

Prefeitura vai promover arte urbana para prevenir pichações
Proposta de construir políticas públicas de arte urbana
Grafiteiros e artistas de Maringá serão convidados para discutir políticas públicas de arte urbana. A proposta é do gerente de Juventude, Adriano Bacura, para atender demandas desse público e atuar na prevenção de pichações na cidade. O gestor avalia que a carência de espaços e atividades que promovem a arte de rua estimula a prática de danos ao patrimônio público.

“Eu conheço muitos grafiteiros e vou marcar um bate-papo com esses artistas e profissionais. A nossa intenção é ouví-los e criar projetos para expressão da arte urbana em nossa cidade. Dá pra fazer muitas coisas legais”, diz Bacura. Ele explica que a data do evento será definida em diálogo com as pessoas que atuam na área.

A Guarda Municipal (GM) fez seis flagrantes de pichação na cidade em 2016. Todos os casos foram encaminhados para a delegacia. Este ano ainda não há registro deste tipo de ocorrência. “Fazemos a fiscalização com o monitoramento das câmeras de vigilância, rondas e denúncias da população”, explica o gerente da GM, Reginaldo de Souza.

“Em regra, este é um crime de menor potencial, classificado como dano ao patrimônio público. A pena é de 3 meses a 1 ano de detenção, mas na maioria dos casos o infrator assina um termo circunstanciado, se apresenta no Juizado Especial Criminal e cumpre uma pena alternativa”, explica o delegado responsável pelo 2º Distrito de Polícia Civil, Luiz Alves.

Em 2013 a Guarda Municipal identificou na cidade um grupo chamado “Bonde da Pichação”, composto de 30 pessoas. Cinco foram processadas. Reginaldo diz que depois dessa operação houve redução dos casos. Para o delegado Luiz alves, o número deste tipo de ocorrência em Maringá ainda é considerado baixo.

Serviço: A população pode fazer denúncias ou repassar informações que ajudem na identificação de pichadores. Os telefones são o 153 da Guarda Municipal, o 181 do Disque-Denúncia e o 197 da Polícia Civil.