IPTU

Mais de 20% já fizeram o pagamento do IPTU 2017 à vista

Mais de 20% já fizeram o pagamento do IPTU 2017 à vista
Mais de 29 mil contribuintes anteciparam o pagamento
Relatório da Secretaria de Fazenda de Maringá indica que mais de 20% dos contribuintes já fizeram o pagamento antecipado do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2017). A equipe econômica considera os números positivos e dentro das expectativas. A data limite para pagamento à vista com 15% de desconto ou da primeira parcela vence na quinta (26).

“Esse balanço mostra que o contribuinte maringaense tem responsabilidade, confia na administração pública e tem compromisso com a cidade”, avalia o secretário de Fazenda, Orlando Chiqueto. “Com esse dinheiro pago pelo contribuinte a prefeitura tem como planejar melhor o uso dos recursos, garante a continuidade e a melhoria dos serviços prestados à população”.

Até a última quinta-feira (19), mais de 29 mil contribuintes anteciparam o pagamento à vista. Outros 6 mil já pagaram a primeira parcela. “A melhor coisa é pagar à vista, porque se for aplicar esse dinheiro banco, na poupança por exemplo, não recupera, não tem 15% de rentabilidade. Então o desconto é muito bom para quem tem esse dinheiro disponível”, explica Chiqueto, lembrando que a maioria faz o pagamento nos últimos dias antes do vencimento.

À vista, o pagamento realizado até o dia 26 de janeiro assegura 15% de desconto. Até o dia 16 de fevereiro a redução é de 10%. Para o contribuinte que optar pelo parcelamento, a primeira parcela também deve ser paga até 26 de janeiro. Neste caso é preciso prestar atenção na data de vencimento das demais parcelas que, seguindo regra com base no número do cadastro, varia do dia 11 ao dia 20 dos meses seguintes.

O contribuinte que não recebeu a guia pelos Correios pode fazer a impressão pelo site da Prefeitura , no link “Atendimento ao Contribuinte”, ou na Praça de Atendimento localizada no térreo do Paço Municipal, na Avenida XV de Novembro, 701, das 9h às 17h. A orientação é não deixar para a última hora. A facilidade para imprimir a guia online está disponível desde o ano passado, mas o aumento expressivo de acessos nos últimos dias antes do vencimento pode provocar lentidão no sistema.