SAÚDE

Feira de orgânicos é realidade em Maringá

Feira de orgânicos é realidade em Maringá
Feira ocorre todos os domingos, das 7 às 12 horas
A ideia de uma feira específica para produtos orgânicos na cidade surgiu dos próprios consumidores. "Mesmo com toda estrutura e órgãos voltados ao setor em Maringá, faltava um local para comercialização. Além da venda dos produtos, uma feira especializada em orgânicos também é possível obter informações sobre nutrição e consumo consciente", diz o idealizador da feira, Omar Hadaya. No período de 1 ano, várias reuniões foram realizadas reuniões entre associações de produtores orgânicos, prefeitura e Emater. Só na inauguração, no início do mês, a Associação dos Produtores Orgânicos (Pomar) e a prefeitura de Maringá estimam que cerca de 250 pessoas tenham passado pela feira.

Outro parceiro importante que celebra a conquista da feira exclusiva de orgânicos é o Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana (Ceraup), órgão ligado ao Departamento de Agronomia da UEM. Segundo o coordenador do Centro, Ednaldo Michellon, uma das metas é que as famílias cadastradas em hortas comunitárias da cidade também comercializem da Feira de Orgânicos.

Para participar da feira, o produtor passa por um rigoroso controle e certificação dos produtos. Através do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos (PPCO) a UEM é uma das instituições que auxiliam no processo para obtenção deste tipo de certificado. O programa envolve a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, universidades estaduais, Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que é o órgão certificador. Este é o único programa público no país que capacita os produtores, além de auditar e certificar a produção de alimentos orgânicos.

A Feira Orgânica de Maringá ocorre todos os domingos, das 7h ao meio dia, em frente ao Instituto de Educação.