HABITAÇÃO

Mutuários têm até o fim do ano para regularizarem dívidas com desconto

Os mutuários em dívida com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) têm até 30 de dezembro para regularizarem as prestações em atraso e colocar o financiamento da casa própria em dia. A oportunidade faz parte do Programa de Recuperação de Crédito, criado pelo governador Beto Richa em 2013, por meio da lei 17.627, com o objetivo de facilitar a obtenção da documentação definitiva dos imóveis.

O presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, afirma que a iniciativa visa primordialmente garantir a manutenção do direito à casa própria. “Mais do que uma questão meramente financeira, o governo estadual está preocupado em dar totais condições para que todas as famílias paranaenses tenham a sua cidadania e dignidade reconhecidas”, argumenta.

O programa prevê a renegociação das dívidas de financiamento imobiliário com descontos progressivos com base no número de prestações a serem pagas. Quem pagar as parcelas atrasadas à vista terá isenção total nos juros. Atualmente, cerca de 17 mil famílias possuem mais de três prestações pendentes e são classificadas como inadimplentes. A média da dívida por mutuário é de aproximadamente R$ 3.500.

“Não queremos que as pessoas corram o risco de perderem suas casas por terem seus contratos cancelados. Esta é a última oportunidade para que os inadimplentes fiquem em dia com suas obrigações”, explica o diretor Administrativo-Financeiro da Cohapar, Geraldo Melo Filho.

ANO NOVO - Todos os mutuários que se enquadram nos critérios do programa estão recebendo uma carta com boleto para pagamento até 30 de dezembro. A equipe da Cohapar também está fazendo uma força-tarefa por meio de seus 12 escritórios regionais para garantir o atendimento individualizado dos interessados em todos os municípios paranaenses ainda este mês.

Quem desejar também pode buscar os postos de atendimento da Cohapar em Curitiba e escritórios regionais. O atendimento o acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h e pode ser feito pessoalmente até o dia 22 de dezembro. Mais informações disponíveis no site www.cohapar.pr.gov.br ou pelo telefone 0800 645 0055.