ESPORTE

Maringá vence Campeonato Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas

Maringá vence Campeonato Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas
Campeonato contou com a participação de oito equipes

Maringá sediou o Campeonato Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas, que contou com a presença de oito equipes e mais de 100 atletas participantes. O campeonato foi realizado de 25 a 27 de novembro, no ginásio do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e o Kings/Sicoob/Maringá se consagrou campeão da Divisão B do campeonato.

Outro destaque foi para o atleta Eurides Roque de Oliveira, premiado como o cestinha da competição pela Divisão B, registrando total de 141 pontos marcados durante 2016. Os atletas Marcos Felipe Nanes Mohr e Marcelo Augusto da Silva Amaral, do Kings/Sicoob/Maringá, na seleção da Divisão B, também foram premiados.

Para o Coordenador da equipe maringaense, Décio Roberto Calegari, o evento encerra o calendário do Basquete em Cadeira de Rodas e demonstra a força do trabalho de reconstrução da equipe depois que a Universidade Estadual de Londrina (UEL) encerrou o projeto paradesportivo e a parceria com a UEM. "A contratação de atletas pela Lei de Cotas ampliou nossos horizontes, pois estamos conseguindo reforçar nossa equipe e comprometer os atletas com o projeto", afirma, cintando que devem ampliar a quantidade de treinamentos por semana e buscar novos patrocinadores.

Calegari também agradece os parceiros do time. São eles o Instituto Sicoob, a UEM e a Secretaria de Ciência e Tecnologia, que apoia as ações por meio do Programa Universidade Sem Fronteiras.

O presidente da Federação Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas, Bem Hur Chiconato fez um balanço da gestão e do ano. "Saímos de Maringá com o sentimento do dever cumprido. Temos o segundo maior Campeonato Estadual do Basquete em Cadeira de Rodas do Brasil e damos exemplo de organização, visão empreendedora e mobilização", diz

Ainda na avaliação de Chiconato, o nível técnico das equipes cresceu muito, tanto que em Maringá as disputas foram acirradas, com jogos decididos nos últimos segundos e até em prorrogações. "Fica o desafio para a próxima gestão de continuar aumentando o número de participantes e a qualidade do basquete em cadeira de rodas parananese".

Resultado da equipe maringaense:

- Kings/Sicoob/Maringá 51 x 21 ADFG/Lobos/Guarapuava

- Kings/Sicoob/Maringá 49 x 47 Pinhais

- Kings/Sicoob/Maringá 57 x 49 Caramuru/Falcão/Castro