UNICESUMAR

Estrangeiros recebem aula de português para facilitar a adaptação ao Brasil

Estrangeiros recebem aula de português para facilitar a adaptação ao Brasil
Projeto auxilia a integração dos imigrantes e refugiados

O número de estrangeiros no Brasil é cada vez maior, eles chegam ao país em um busca de uma vida melhor, um recomeço. A partir dessa constatação, a Unicesumar está com um projeto para auxiliar na adaptação e integração dos imigrantes e refugiados.

Duas vezes por semana, são oferecidas aulas de português para pessoas oriundas de países como Cuba, Venezuela, Nigéria e principalmente Haiti.

O engenheiro agroindustrial e missionário Erick Alexander Perez Orteño, é venezuelano e está em Maringá há um ano. Em 2001, ele passou por um intercâmbio, conheceu a cidade e retornou para viver. Atualmente, ele auxilia no acolhimento dos estrangeiros. “Eles chegam sem conhecer ninguém e acabam se sentindo rejeitados porque as pessoas não sabem a melhor maneira de acolhê-los. Um simples ‘bem-vindo’ já os deixaria mais à vontade.”

Além da língua portuguesa, os estrangeiros também tem contato com a cultura da cidade, que segundo Erick Alexander Perez Orteño, precisa ser repassada. “Eu não posso ensinar essa cultura porque não sou daqui, mas conheço e sei que eles têm de ter esse contato. Maringá é uma cidade linda, tem um povo acolhedor e que tem muito a ensiná-los.”

As aulas são de segundas, quartas e quintas-feiras a partir das 19h30. As turmas são separadas em nível inicial e intermediário.