ENSINO SUPERIOR

UEM tem três cursos com nota máxima no Guia do Estudante

UEM tem três cursos com nota máxima no Guia do Estudante
Agronomia, psicologia e zootecnia são os três cursos com nota máxima

Três cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) receberam a nota máxima 5 no Guia do Estudante 2016, conforme informação divulgada pela Editora Abril, responsável pela avaliação em nível nacional.

Os cursos avaliados e os demais oferecidos pela UEM serão constarão na publicação GE Profissões Vestibular 2017, prevista para circular nas bancas a partir do dia 14 de outubro. Ao todo foram analisados pelo Guia 42 cursos de graduação da UEM. Além dos três com pontuação máxima, a UEM teve 23 cursos avaliados com a nota 4 e 16 com o conceito 3.

Comparada com a edição do ano passado, a instituição teve cinco cursos a menos com a nota 5, mas, por outro lado, passa a figurar com três cursos a mais avaliados com a nota 4.

O Guia não trabalha com os padrões de avaliação oficial utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), mas a publicação da Editora Abril é considerada uma referência importante para o vestibulando acostumado a utilizá-lo como fonte de consulta na escolha do curso. A diretora de Ensino de Graduação da Universidade, Solange Franci R. Yaegashi, destaca que em relação aos anos anteriores a UEM continua mantendo o padrão de excelência em seus cursos de graduação. Isso se deve ao desempenho dos estudantes nos exames de avaliação do Ministério da Educação (MEC), bem como à excelente qualificação do corpo docente.

Critérios de avaliação

A publicação avalia somente cursos de bacharelado ou bacharelado e licenciatura (ambas simultaneamente), com exceção de Pedagogia e Educação Física, considerados licenciaturas. Para entrar no sistema de avaliação, o curso ainda precisa ter turma formada há pelo menos um ano.

Obedecido estes critérios, os profissionais do GE contam com a ajuda de professores e coordenadores de cerca de três mil faculdades para atribuir os conceitos às graduações. Antes disso, um questionário é enviado para os coordenadores de cada curso. Esse questionário é composto por 15 questões com temas relativos ao corpo docente, produção científica, instalações físicas, entre outros.

Ranking dos cursos

De acordo com o ranking do Guia, foram avaliados com a nota cinco os cursos de Agronomia (Maringá), Psicologia e Zootecnia (Maringá). Os 23 cursos pontuados com 4 estrelas são Ciências Contábeis (Cianorte), Pedagogia (Cianorte), Engenharia Agrícola (Cidade Gaúcha), Biotecnologia e Bioquímica, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis (Maringá), Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Química, Farmácia, Física,Geografia, Matemática, Medicina, Odontologia, Pedagogia, Química, Sistemas de Informação e Agronomia (Umuarama).

Os 16 cursos avaliados com a nota 3 são Design (Cianorte), Design de Moda (Cianorte), Engenharia Têxtil (Goioerê), Educação Física (Ivaiporã), Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Comunicação e Multimeios, Direito, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânia, Estatística, Música, Secretariado Executivo e Medicina Veterinária.