TECNOLOGIA

Durante três dias, Maringá será capital do setor de TIC do Paraná

Durante três dias, Maringá será capital do setor de TIC do Paraná
Diversos eventos fazem parte da programação do evento
Durante três dias, os olhos dos empresários de tecnologia da informação e comunicação (TIC) do Paraná estarão voltados para Maringá. Nos dias 17, 18 e 19 de agosto, a cidade organiza a edição 2016 do TICNOVA, o maior evento do interior do estado do setor. Paralelo às palestras, minicursos e workshops, haverá encontro dos líderes dos seis APLs do Paraná, rodadas de negócios e apresentações de casos de sucesso, os chamados pitchs.

Além de empresários, o TICNOVA é voltado para os profissionais que atuam no setor, professores, pesquisadores e acadêmicos. Há um grande otimismo com o presente e o futuro da tecnologia da informação já que, a cada dia, as pessoas estão mais envolvidas com o ambiente virtual, seja no trabalho, no lazer, no lar, nos esportes ou hobbies. Uma prova é a revolução provocada pelo fenômeno Pokémon Go.

As palestras, minicursos e workshops têm temas estratégicos do setor de TIC com o objetivo de atualização tecnológica, difusão de tendências, aplicação de conceitos e geração de inovação, sejam novas tecnologias, empreendedorismo e carreira, negócios e oportunidades.

Diversos eventos fazem parte da programação do TICNOVA, como a Mostra de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, criada para incentivar a produção dos alunos de graduação e pós-graduação em Computação e áreas afins. Os três melhores serão premiados. No último dia 13, foi realizado um curso preparatório para Campeonato de Robô – Lego (UFL), no CTM/SENAI.

Nesta quinta-feira, às 8 horas no CTM-Senai, haverá reunião dos líderes dos seis Arranjos Produtivos Locais na área de TI - Maringá, Curitiba, Londrina, Campos Gerais, Sudoeste e Oeste. A rede de APLs é formada pelas empresas, Governo do Estado, universidades estaduais em parceria com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e Sebrae.

Enquanto muitos setores patinam com a retração da economia, o setor de Tecnologia de Informação (TI) do Paraná, impulsionado pelos Arranjos Produtivos Locais (APLs), aumenta negócios, cria empregos e investe em inovação. Com crescimento médio de 20% a 30% ao ano, o setor emprega 18 mil pessoas em todo o Paraná. Nos últimos quatros anos, ampliou em 75% o número de empregos.

Outro evento que faz parte do TICNOVA é o Hackathon. A Maratona de Programação será no dia 27 em parceria com a Unimed. A cooperativa relacionou uma série de necessidades na área de TI e a missão dos participantes será desenvolver softwares que atendam a empresa. "A equipe que desenvolver a melhor solução ganhará um prêmio", lembra Edney Mossambani, presidente da Software by Maringá.

Abertura

A abertura TICNOVA será nesta quarta-feira, às 19 horas no Teatro Calil Haddad com a palestra magna "Empreendedorismo e Resiliência", que será ministrada pelo empresário João Ricardo Mendes – Fundador do Hotel Urbano. Em julho de 2015, o Hotel Urbano foi avaliado em R$ 2 bilhões. De acordo com a Revista Exame, o faturamento fica na faixa dos R$ 600 milhões.

Nesta quinta-feira, entre 8 e 17:30, haverá exposição dos trabalhos científicos e tecnológicos, além de minicursos abordando temas como Startups, computação gestual, games, drones, cloud computing, Realidade Virtual em Dispositivos Móveis, mercado de Internet das Coisas, desenvolvimento de produtos, metodologias ativas, Programação em Cordova e Ionic, e Business Model - Canvas Modelando seu Projeto.

Serviço:

http://www.maringa.com/eventos/6371/TECNOLOGIA+DA+INFORMACAO+Ticnova