CULTURA

Grupo paraibano se apresenta em Maringá

Grupo paraibano se apresenta em Maringá
O Coletivo esteve em Maringá em 2013 com outras peças

No próximo dia 23 o Coletivo de Teatro Alfenim, de João Pessoa (PB), traz a Maringá sua mais recente montagem, o espetáculo teatral “Memórias de um cão”. A apresentação será no Teatro Barracão e os ingressos já estão à venda.

“Memórias de um Cão” parte do estudo da obra de Machado de Assis para propor uma abordagem crítica das estratégias de dissimulação, engodo e autoengano que marcam as relações sociais do Brasil. Narra a trajetória de ascensão e queda de Rubião, um mestre-escola interiorano que, às vésperas da abolição da escravatura, se muda para a Corte, após receber uma herança de seu benfeitor, Quincas Borba. Típico escravocrata, Borba se autodenomina filósofo e ocupa seus dias ociosos de proprietário e rentista com especulações amalucadas sobre a “natureza humana”.

O espetáculo procura expor as contradições de uma sociedade em formação que almeja reconhecer-se no espelho da modernidade, sem abrir mão de prerrogativas de classe como a exploração da mão de obra escrava, a espoliação do incipiente trabalho livre e a apropriação da riqueza nacional por parte de sua elite econômica, a partir da instrumentalização das instâncias do poder público, numa nação recém saída da condição de colônia portuguesa. E o faz tendo em mente que as semelhanças com a atualidade não são mera coincidência.

Em 2013 o Coletivo esteve em Maringá com os espetáculos “O deus da fortuna” e “Brevidades”. O processo de pesquisa para a construção do espetáculo teve início em maio de 2014, com a realização do seminário “A atualidade de Machado de Assis”, que recebeu críticos e estudiosos da obra machadiana, entre eles o professor da UEM, Alexandre Flory. Ele coordena o Grupo de Pesquisa Crítica Literária Materialista da UEM, que realiza o evento de extensão “Literatura e sociedade no teatro do Coletivo Alfenim: em torno do projeto cênico de Memórias de um cão”. Interessados podem se inscrever pelo site http://memoriasalfenim.blogspot.com.br/ e por R$ 30, além do ingresso do espetáculo conferem uma programação de palestras e recebem certificado.

Ao longo de 2014, dividiu seu tempo entre os ensaios para o novo espetáculo e a circulação de “O Deus da Fortuna” pelo Palco Giratório. Memórias de um Cão é parte do projeto Figurações Brasileiras, que tem patrocínio da Petrobras.