FISCALIZAÇÃO

Vistoria do transporte escolar vai verificar novas exigências

A Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) vai iniciar na próxima segunda-feira (18) a vistoria em veículos que realizam o transporte escolar. Nesta próxima vistoria serão verificadas as novas exigências que passaram a valer a partir deste mês, a obrigatoriedade da trava eletrônica e da presença de um monitor em cada veículo, acompanhando as crianças que estiverem sendo transportadas.

A fiscalização segue até quarta-feira (20), período em que os agentes vão analisar mais de 80 ônibus e vans escolares. O principal objetivo da ação é garantir a segurança no translado dos alunos e, por isso, a fiscalização é realizada semestralmente.

O atendimento é feito das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas na sede da secretaria, no endereço avenida Colombo, número 3.114. São verificados mais de 20 itens, como os de segurança: tacógrafo, extintor de incêndio, cinto de segurança, parte elétrica, entre outros. A aparência do veículo e dos condutores, higiene e conforto também são vistoriados. Os automóveis devem estar em bom estado de conservação, não ultrapassando 10 anos de uso.

Após a vistoria, as vans e ônibus que estiverem dentro das normas vão receber um selo de aprovação, que deve ser colocado em um local visível do automóvel. Em caso de irregularidade, o titular será notificado para a readequação e retorna em um dia agendado para nova verificação. Se não houver a regularização solicitada, além de não receber o selo de aptidão para exercer a função, o motorista será impedido de utilizar a van para o serviço de transporte de pessoas.

O condutor é também impedido de dirigir no caso de reincidência e só poderá voltar às atividades após o período de um ano. Caso os usuários da van ou responsáveis pelos alunos transportados notem algum tipo de irregularidade no transporte, a Setrans reforça que estes devem denunciar por meio do 156 ou diretamente na Gerência de Terminais e Concessões, no telefone (44) 3221-8500.