FIMMA

Piano a 2 é atração do quarto dia do Festival Internacional de Música de Maringá

O Piano a 2 será a apresentação do quarto dia do 2º Festival Internacional de Música de Maringá (FIMMA) na noite desta quarta-feira (13), às 20h30 no Teatro Calil Haddad. Os pianistas são Guigla Karasarava e Ney Fialkow.

O programa para a noite fica por conta de músicas de grandes artistas como Sergei Rachmaninoff (1873-1943), Dmitri Shostakovich (1906-1975), Carlos Guastavino (1912-2000) e Maurice Ravel (1875-1933). A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados com 30 minutos de antecedência na bilheteria do Teatro.

FIMMA

O festival é realizado pela Secretaria de Cultura com apoio da Unicesumar e entrou para o calendário oficial do município através da Lei n° 10.032/2015. O evento segue com programações diárias até sábado (16) e os horários e atrações podem ser vistos no site: www.fimma.art.br.

Guigla Karasarava
Nascido em Tbilissi, na Geórgia, concluiu seus estudos musicais obtendo os mais altos graus do Conservatório Tchaikovsky, em Moscou e é pós-graduado no “Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse” em Paris. Além disso, KATSARAVA é professor titular na “Ecole Normale de Musique de Paris Alfred Cortot” e ensina também em várias masterclasses na França e no exterior.

O pianista tem personalidade musical única conservando o tradicional da escola russa de pianistas. Já realizou apresentações nos países de toda a Europa, assim como na ex-União Soviética, nos Estados Unidos, no Brasil e em países do Oriente Médio. Seu maior interesse é na música contemporânea.

Ney Fialkow

Nascido no Rio Grande do Sul, o pianista gaúcho vem cativando seu público por onde passa fazendo interpretações do Barroco ao contemporâneo. Ingressou na carreira com 10 anos e, a partir de então, foi premiado em diversos concursos destacando-se o cobiçado título de melhor pianista do VII Prêmio Eldorado de Música em São Paulo. Cursou Mestrado em Piano com distinção no New England Conservatory Boston, com Patricia Zander.

Fialkow gravou com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre o “Diálogo para Piano e Orquestra” de Bruno Kiefer, além de obras Camargo Guarnieri, Edino Krieger, de Flávio Oliveira e Luciano Zanatta. Em 2010 participou como solista da estreia da obra “Mahavidyas” de Vagner Cunha e do CD da versão integral da obra lançado em 2010, obtendo o Prêmio Açorianos junto com a pianista Cristina Capparelli como melhores intérpretes. Em 2014 gravou um cd “Metamorfora” com o contrabaixista Marcos Machado, pelo selo Blue Griffin.