PREVENÇÃO

Cuidados ajudam a evitar acidentes com eletricidade nas férias

Cuidados ajudam a evitar acidentes com eletricidade nas férias
Pipas é uma das principais causas de acidentes com choque

Com as férias de inverno, a Copel dá dicas para prevenção de acidentes com energia elétrica. Empinar pipas em áreas distantes da rede elétrica, não encostar em fios caídos e manusear somente equipamentos desligados da tomada resumem alguns dos principais cuidados que ajudam a reduzir o risco de acidentes.

As pipas e papagaios representam uma das principais causas de acidentes com choque elétrico entre crianças e adolescentes. “Empinar pipas é uma atividade muito divertida, mas nunca pode ser feita perto da rede de elétrica, porque é extremamente perigoso e pode até matar”, esclarece o gerente de segurança do trabalho da Copel, Oneil Schlemmer. “Para brincar com segurança, solte pipa em parques e outras áreas distantes dos postes e cabos de energia. Para garantir a segurança, é muito importante que os pais ajudem a orientar as crianças.”

Além dos riscos com acidentes, os papagaios e pandorgas também causam desligamentos de energia. Somente em 2016, 2.282 desligamentos no Paraná foram causados por pipas e outros objetos lançados à rede, uma média de 12 casos por dia. “Algumas vezes a linha das pipas tem cerol, o que pode cortar os cabos de energia. Em outras situações, o papagaio fica preso na rede de energia. Nestes casos, jamais se deve tentar tirar a pipa, porque o choque pode ser fatal”, enfatiza Schlemmer.

Para orientar as crianças e suas famílias, a Copel desenvolve campanhas permanentes de segurança, com mensagens em emissoras de rádio, ações em locais de grande concentração de pessoas e também nas escolas. Em 2015, cerca de 30 mil alunos receberam a visita de profissionais da Companhia, que prestam informações e tiram dúvidas sobre os riscos da eletricidade.

Além das pipas, os profissionais orientam os alunos sobre outros cuidados com a energia na rua e em casa, como nunca soltar balões ou fogos de artifício, que podem causar acidentes e desligamentos.

Uma dica preciosa é jamais se aproximar ou encostar em fios caídos na rua, porque podem estar energizados, com tensões de 34,5 mil volts ou mais. “Nessas situações, a pessoa deve ligar imediatamente para a Copel no telefone 0800 51 00 116 e a Companhia vai enviar uma equipe o quanto antes, para regularizar a situação”, orienta o gerente da Copel.

CUIDADOS EM CASA - Em casa, as crianças também podem ajudar os pais a evitar acidentes com energia. Nunca mexer em equipamentos ligados, como o chuveiro elétrico, nem sobrecarregar tomadas com adaptadores ¨C conhecidos como “T” ou benjamins” são precauções que ajudam a evitar acidentes. “Para manusear, mexer ou consertar aparelhos eletrônicos, sempre devemos tirá-los da tomada. Essa dica é essencial, especialmente hoje em dia, em que crianças e jovens usam uma série de equipamentos, como computadores, videogames, smartphones e outros portáteis. Precisamos estar sempre atentos quando o assunto é a prevenção de acidentes”, alerta Oneil Schlemmer.