FIMMA

Orquestra Filarmônica Unicesumar abre o 2º Festival Internacional de Música de Maringá

Orquestra Filarmônica Unicesumar abre o 2º Festival Internacional de Música de Maringá
Evento tem início neste domingo (10), no Teatro Calil Haddad
A Orquestra Filarmônica Unicesumar, sob regência do maestro Davi Oliveira, vai realizar o Concerto de Abertura do 2º Festival Internacional de Música de Maringá, que tem início neste domingo (10), às 20h30, no Teatro Calil Haddad. A orientação é que os ingressos sejam retirados com uma hora de antecedência, na bilheteria do local. A entrada é gratuita para todos os dias do evento, que segue com programações diárias até 16 de julho. O Festival é realizado pela Secretaria de Cultura com apoio da Unicesumar.

“Este é um evento importante, que busca movimentar as ações culturais voltadas para música de Orquestra. Maringá merece esse festival e nosso papel é participar, contribuir e fortalecer as colunas artísticas de nosso município”, destaca o maestro Davi Oliveira. Ele comenta sobre a alegria de participar da abertura de um evento deste porte e o que o público pode esperar. “A Filarmônica Unicesumar e eu nos sentimos honrados com o convite do FIMMA. Neste concerto de abertura teremos a oportunidade de mostrar a prata da casa, levando ao palco do Teatro Calil Haddad os fantásticos músicos que compõem o corpo artístico do coral e da OFUC”, pontuou.

O maestro ainda comenta sobre a interação entre os músicos e a troca de informações que o evento possibilita. “Através do festival surgem projetos paralelos, intercâmbios, formações de grupos, uma verdadeira socialização cultural. A última edição colaborou nesse sentido e certamente na edição de 2016 esse ambiente será uma realidade. Estamos incentivando a participação de todos os músicos desse seguimento, e esperamos um FIMMA cheio de expectativas, conquistas e muito sucesso”, finalizou.

Orquestra

A Orquestra Filarmônica Unicesumar (OFUC) foi criada em janeiro de 2003 pelo Reitor Wilson de Matos Silva, sob a coordenação do Maestro e Diretor Artístico Davi Oliveira. Mantida pelo Unicesumar - Centro Universitário Cesumar, a OFUC iniciou seus ensaios em fevereiro do mesmo ano, sendo que sua primeira apresentação ocorreu no dia 17 de março de 2003, nas dependências do Unicesumar.

A Filarmônica já gravou vários CDs e três DVDs, sendo dois deles, gravados ao vivo nos anos de 2009, 2010 no Teatro Calil Haddad de Maringá/PR e em 2012, também ao vivo, no Teatro Guairá de Curitiba/PR.

A Orquestra executa um repertório diversificado com obras eruditas, populares nacionais e internacionais, trilhas sonoras, dentre outros. Os concertos temáticos também fazem parte do conteúdo inovador e qualificado da Orquestra com apresentações didáticas, infantis, temas de filmes, operísticas e sacras. Consta na história da Filarmônica mais de 240 apresentações realizadas tanto em teatros quanto em igrejas, parques, praças e clubes das cidades do interior paranaense e paulista.

Seu corpo artístico é formado por bolsistas do Projeto de Extensão, no qual são estudantes de música, profissionais da área com formação superior, músicos de outras áreas do conhecimento e músicos da comunidade. Conta hoje com 60 músicos além da equipe de apoio do DCA - Departamento de Cultura e Artes.

Em 2012 honrosamente os integrantes da OFUC receberam da Câmara de Vereadores de Maringá o Título de Mérito Comunitário pelos serviços prestados à cidade.

Fimma

O Festival Internacional de Música de Maringá proporciona à cidade um período de intercâmbio cultural com artistas e amantes da música clássica do Brasil e do exterior. Toda a programação do festival é gratuita e pensada de forma a promover cada vez mais condições de acesso da população a apresentações musicais.

A atividade entrou para o calendário oficial do município através da Lei n° 10.032/2015. O evento vai reunir artistas, professores e alunos de diversos países, além de oferecer concertos noturnos gratuitos, concertos acadêmicos, canto coral e oficinas. A direção artística do festival é de responsabilidade do maestro Jean Reis e da equipe de artistas professores que atuam em festivais internacionais no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Confira o programa para o Concerto de Abertura:

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791) - Abertura da Ópera “As Bodas de Fígaro” K.492

- Carl Orff (1895-1982) - Da Cantata Carmina Burana “O Fortuna”

- Camille Saint-Saens (1835-1921) - Da Ópera Sansão e Dalila, a ária “Mon Coeur S′ouvre à Ta Voix”

Solo: Keidma Juliana - Soprano / Adaptação: Renato Segati

- Giuseppe Verdi (1813-1901) - Da Ópera IL Trovatore “Anvil Chorus” (Coro dos Ferreiros)

- Salvatore Cardillo (1874-1947) - Canção Napolitana “Core ′ngrato”

Solo: Marcus Geandré - Tenor

Transcrição: Renato Segati

- Antonio Vivaldi (1678-1741) - 7º movimento do Gloria “Domine Fili Unigenite” Allegro

- Jules Massanet (1842-1912) - Meditação de Thais

Solo: Pedro Henrique Leal - Violino (Spalla da OFUC)

- José Serrano (1873-1941) - Canção folclórica Húngara “Alma de Dios”

Solo: Jefferson Fernandes - Tenor

Transcrição: Renato Segati

- Giacomo Puccini - (1858-1924) - Da Ópera La Boheme “Valsa da Musetta”

- Heitor Villa-Lobos - (1887-1959) - Canto Cívico Religioso “Invocação em Defesa da Pátria”

Solo: Keidma Juliana - Soprano

- Jacques Offenbach (1819-1880) - Da Ópera Orfeu no Inferno “Can Can”

- Participação do Coral UniCesumar e Cobra Coral de Maringá | Maestro Marcus Geandré.