RANKING

Maringá está entre as 20 cidades mais agradáveis de viver do Brasil

Maringá está entre as 20 cidades mais agradáveis de viver do Brasil
Maringá ocupa a 17ª colocação segundo revista Exame

Maringá está mais uma vez no ranking Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems, que listou as 100 cidades mais inteligentes e agradáveis de viver do Brasil. A lista está na edição de junho da Revista Exame.com, que coloca Maringá na 17ª posição, com 29.923 pontos, seis pontos abaixo da primeira colocada, São Paulo. Maringá está na primeira posição entre as cidades do interior na região Sul, na sexta posição também entre as cidades do interior do Brasil e na segunda posição entre as cidades paranaenses, atrás apenas de Curitiba, que aparece na terceira posição.

Segundo a publicação dos pontos possíveis nos 11 eixos do estudo, as cidades brasileiras alcançaram apenas a metade, em parte devido à crise econômica. A crise, segundo o presidente da consultoria, Thomaz Assumpção, reflete nos serviços públicos e na qualidade de vida das pessoas. As cidades contempladas na lista da Urban Systems se destacam exatamente por oferecer soluções que as tornam melhores para viver.

Para chegar ao ranking a Urban Systems analisou 73 indicadores em 11 eixos. A ordem de classificação reflete o grau, e não necessariamente o volume de investimentos dos municípios em políticas como mobilidade urbana, saúde, inovação, educação e qualidade de vida. O desempenho em cada tópico recebeu uma pontuação proporcional.

Apesar da boa classificação em nível nacional, o estudo da Urban Systems alerta que dos 73 indicadores analisados nos 11 eixos, os municípios brasileiros alcançaram apenas metade dos pontos possíveis, o que aponta um longo caminho a percorrer para que o Brasil chegue ao mesmo nível das melhores cidades do mundo.

Além de Curitiba na terceira posição e Maringá na 17ª, do Paraná ainda estão no ranking Foz do Iguaçu (42ª posição do ranking geral), Londrina (45ª), Cascavel (51ª), Umuarama (55ª), Toledo (67ª), São José dos Pinhais (68ª), Pato Branco (80ª), Francisco Beltrão (86ª), e Cianorte (95ª). Maringá está ainda a frente de oito capitais.