TRÂNSITO

Trechos da avenida 19 de Dezembro serão interditados na tarde desta quarta-feira (8)

Trechos da avenida 19 de Dezembro serão interditados na tarde desta quarta-feira (8)
Por conta da umidade, trechos de asfalto da via foram danificados
A empresa responsável pelas obras na avenida 19 de Dezembro vai refazer os trechos de asfalto da via que foram danificados por conta da umidade, atendendo notificação da Prefeitura emitida no dia 19 de maio, através da Secretaria de Obras Públicas (Semop). As obras terão início nesta quarta-feira (8), a partir das 13h30 e devem ser concluídas no final de semana.

Por conta disso, agentes da Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) estarão no local fazendo a interdição parcial dos trechos que sofrerão intervenção e orientando os motoristas. A princípio será interditada uma das pistas sentido bairro-Centro no trecho entre as avenidas Colombo e Guaíra. A orientação é para que motoristas, ciclistas e pedestres tenham atenção redobrada ao transitar pelo local nos próximos dias.

Segundo o secretário de Obras Públicas, Roberto Petrucci, a justificativa técnica é que o asfalto novo cedeu em alguns trechos da avenida por conta da umidade no solo. “Nosso engenheiro fiscal da obra esteve no local logo que apareceram os primeiros ′borrachudos′, que são formados por conta da umidade no solo. Ao derramar a base asfáltica quente no solo úmido, formam-se bolhas que danificam o asfalto”, explicou, lembrando que todas as obras licitadas pela Prefeitura tem garantia de 5 anos.

Para refazer a base asfáltica no local foi necessário aguardar um período de estiagem de no mínimo dois dias para que o solo esteja seco. A sondagem do solo realizada em alguns pontos da avenida na manhã desta quarta-feira (8) mostrou que o momento é propício para o início dos reparos.

As obras de mobilidade urbana na avenida 19 de Dezembro foram executadas com o objetivo de aumentar a capacidade de tráfego no sentido Centro-bairro, de implementar ciclofaixas e instalar nova rede coletora de águas pluviais para solucionar constantes problemas de inundação nesta região.

Os projetos desenvolvidos no trecho entre a avenida Colombo e a Praça 7 de Setembro contemplam a ligação das ciclovias da Mandacaru e da Avenida Brasil, o aumento da capacidade de fluidez da via no sentido Centro-bairro, mantendo as faixas de tráfego e de estacionamento da pista bairro-Centro.