CINEMA

Convite ao Cinema vai exibir “Paixões em Fúria” neste sábado (4)

Convite ao Cinema vai exibir “Paixões em Fúria” neste sábado (4)
Lauren Bacall e Humphrey Bogart em "Paixões em Fúria"

O projeto Convite ao Cinema, da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), apresenta neste sábado (4), às 20 horas, o filme “Paixões em Fúria”, do diretor John Huston, no auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal. O longa-metragem tem classificação de 16 anos e a entrada é gratuita a toda a comunidade. A orientação é que os participantes cheguem ao menos 15 minutos antes do início do filme. Após a exibição, o coordenador do projeto, Paulo Campagnolo, fará um debate sobre a obra.

Projeto

O Convite ao Cinema tem como objetivo a formação de plateia para obras cinematográficas importantes, clássicas e contemporâneas, e que possam suscitar discussões não apenas sobre o cinema, mas sobre assuntos pertinentes da atualidade.

Confira o texto do coordenador do Convite ao Cinema, Paulo Campagnolo, sobre o filme:

Nada como um belo clássico para lustrar os móveis empoeirados da memória. Retornar a eles é sempre um prazer porque nos ensinam como contar uma boa história e ressuscitam, ao menos por quase duas horas, aqueles que amamos. Bem, falo por mim, evidentemente. “Paixões em Fúria” é uma obra-prima de sutilezas: do roteiro de Huston e Richard Brooks (baseado em peça de Maxwell Anderson), da fotografia (do mestre Karl Freund, com suas angulares e a beleza de suas tomadas em profundidade de campo), das atuações mitológicas de Bogart, Robinson e Claire Trevor (vencedora do Oscar de coadjuvante) e da direção impecável de Huston, temos um clássico que se entrega, entre o drama e o noir mais violento, a vasculhar esses lugares nem tão recônditos assim onde convivem recordações de guerra, a brutalidade, a corrupção, a ganância e o sadismo. Numa ilha na Flórida, uma gangue, liderada por Johnny Rocco (Robinson em grande performance), toma de assalto um hotel que está praticamente vazio devido à temporada de furacões na região. Lá se encontra Frank McCloud (Bogart), ex-combatente de guerra que fora visitar o pai e a esposa de um amigo morto em combate. A trama toda se passa, basicamente, dentro do hotel e o trunfo de Huston na direção consiste exatamente em criar um ritmo narrativo envolvente, tenso e com um show dos atores, sem trégua para os espectadores. Contudo, para quem quiser ver, o filme traz um subtexto político muito pertinente à sua época (e, talvez, até para hoje, mudando apenas o contexto): o medo de que, como acontecera depois da Primeira Guerra onde a complacência em relação ao banditismo “ajudou” a América a prosperar, voltasse à tona no rescaldo da Segunda Grande Guerra, com a afirmação da defesa dos próprios interesses - e que levou os Estados Unidos á vitória e a uma hegemonia que atravessou os tempos. Portanto, uma alegoria velada sobre as escolhas americanas em detrimento do mundo. Um grande filme.

Dia 4/06 - Sábado

Filme: “PAIXÕES EM FÚRIA” (“Key Largo”) EUA/1948 - 100min.

Direção: John Huston

Elenco: Humphrey Bogart, Edward G. Robinson, Lauren Bacall, Claire Trevor, Lionel Barrymore e Thomas Gomez

Local: Auditório Hélio Moreira

Endereço: Av. XV de Novembro, 701 (anexo à Prefeitura)

Horário: 20 horas

Realização: Secretaria de Cultura de Maringá

Apoio: Maringá.Com e jornal O Diário

Classificação 16 anos