SAÚDE

Fumantes tem tratamento gratuito para ajudar a largar o cigarro

Fumantes tem tratamento gratuito para ajudar a largar o cigarro
Dia Mundial sem Tabaco é celebrado dia 31 de maio

Nesta terça-feira (31) é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco. O Governo do Estado oferece tratamento gratuito para quem está na luta contra o cigarro e deseja parar de fumar. O Programa de Controle do Tabagismo está presente em 662 Unidades de Saúde espalhadas pelo Paraná.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o programa de controle do tabagismo teve origem no Paraná e é um exemplo de política pública que partiu de um problema de saúde, o alto índice de doenças decorrentes do uso do tabaco.

“A proibição gradativa do cigarro em ambientes fechados, as inúmeras campanhas de conscientização, as taxas inseridas sobre o comércio do cigarro, a fiscalização do contrabando e a oferta de tratamento para aqueles que querem deixar de fumar são políticas públicas intersetoriais que pretendem diminuir o impacto desse hábito que provoca milhões de mortes anualmente”, diz o secretário.

“Nosso objetivo é reduzir o número de fumantes e, consequentemente, as doenças relacionadas ao seu consumo. Parar de fumar é um benefício para a própria pessoa, para a família e também para o Estado”, enfatiza a chefe do Departamento de Promoção da Saúde, Maria Cristina Fernandes.

O tratamento oferecido pelo SUS é determinado dependendo das necessidades de cada paciente. Ele envolve desde consultas com avaliações clínicas e psicológicas, grupos de apoio e medicamentos, de acordo com o grau de dependência. No ano de 2015, 12.970 fumantes foram tratados com medicamentos no Paraná.

A equipe na Unidade de Saúde é composta por profissionais multidisciplinares, como médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. “Esses profissionais passam por capacitações e estão aptos a lidar especificamente com a dependência de tabaco”, diz Maria Cristina.

O serviço é oferecido em 21 Regionais de Saúde do Estado. O cidadão que tiver interesse deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima da residência para realizar o tratamento ou ser encaminhado ao atendimento mais próximo.