PRÊMIO

Ciliomar Tortola, dos Frangos Canção, é eleito Empresário do Ano

Ciliomar Tortola, dos Frangos Canção, é eleito Empresário do Ano
Tortola é sócio e presidente do Frangos Canção
De engraxate e vendedor de sorvete a empresário bem-sucedido, sócio de uma das maiores empresas do setor avícola brasileiro, com mais de 5,3 mil funcionários. É graças a esta trajetória que Ciliomar Tortola, sócio e presidente da empresa Frangos Canção, foi escolhido Empresário do Ano 2016. A eleição foi nesta terça-feira (dia 24), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), que é uma das realizadoras do prêmio anual, ao lado do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Maringá e Região (Sivamar), Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

O nome de Tortola foi escolhido por uma comissão julgadora do qual puderam fazer parte, além de representantes das quatro entidades promotoras, prefeitura, Câmara Municipal, Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, Sindicato dos Jornalistas – seção de Maringá e do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau.

Tortola é natural de Indianópolis/PR, tem 49 anos, é casado e tem dois filhos. Começou a trabalhar aos sete anos para ajudar os pais. Ingressou no Banco Bamerindus como contínuo e chegou ao cargo de gerente. Em 1990 deixou o banco para montar com o amigo Rogério uma granja com 20 mil frangos na cidade onde nasceu. Quando a Frangos Canção foi aberta eram abatidos mil frangos por dia. Hoje são 360 mil diariamente e até o final do ano este número deverá subir para 410 mil. A empresa é uma das 12 maiores do setor no país, tem 26 unidades e exporta para mais de 70 países. Tortola ajuda entidades sociais com recursos financeiros e produtos e a empresa dele patrocina eventos culturais e esportivos.

Para ser indicado ao prêmio Empresário do Ano, é preciso ter uma trajetória empresarial bem-sucedida, com empresa em atividade há pelo menos três anos, e ter participação ativa na vida comunitária. Na primeira fase do processo, 26 entidades são convidadas a indicar até três nomes de empresários que preencham os requisitos do prêmio. Os nomes que receberam maior número de indicações participam da segunda e última fase de escolha, que é feita por votação secreta.

A data de entrega do prêmio será escolhida em conjunto por organizadores e o homenageado. No ano passado o ganhador foi Carlos Walter Martins Pedro, da ZM Bombas.