HOMENAGEM

Escultura adquirida em 2000, que homenageia os pioneiros será inaugurada na próxima semana

Escultura adquirida em 2000, que homenageia os pioneiros será inaugurada na próxima semana
Estátua feita de aço, cimento e resina com metal foi restaurada em 2015
A obra do Monumento em Homenagem ao Pioneiro, entre as avenidas Anchieta e Laguna (entorno do Parque do Ingá) foi concluída. No local foi instalada uma estátua de 2,70 metros de altura, feita pelo renomado artista plástico Zanzal Mattar. O Monumento em Homenagem ao Pioneiro será inaugurado no dia 31 de maio, às 14 horas, no local de implantação da obra.

A estátua foi adquirida pelo município no ano 2000, na gestão do então prefeito Jairo Gianoto, quando era Secretária de Educação e Cultura Maria Bernadete Sperandio Cremm, e desde então estava alocada no quintal da residência do artista. “Seria um desrespeito ao dinheiro público e ao artista deixar essa estátua escondida e nas condições em que se encontrava. Nosso objetivo foi resgatar esse material e dar visibilidade a esse trabalho”, destacou a secretária de Cultura, Olga Agulhon.

A estátua foi feita de aço, cimento e resina com metal em 2000 e foi restaurada em 2015 pelo artista plástico Antônio Tramarin, servidor que trabalha na Semuc, atuando como instrutor no Centro de Ação Cultural (CAC). Originalmente a escultura seria colocada no entorno do Bosque dos Pioneiros (Bosque 2), mas por conta da falta de local adequado - ficaria em frente do Teatro Marista, próximo à Loja Maçônica, mas no espaço há uma grande árvore - foi redirecionado para o canteiro nas proximidades do Parque do Ingá.

Legislação

O contrato de prestação de serviços número 141/2000, oficializou a contratação do artista plástico para execução da escultura. À época foi pago o total de R$ 6 mil ao profissional pelos serviços prestados. No mesmo ano, o artista plástico encaminhou à administração municipal um documento reforçando que a escultura em questão estava à disposição para ser retirada e transportada pela Prefeitura até o local de instalação. Dois anos depois, a lei número 5.821/2002, de autoria do então vereador Mário Hossokawa, autorizava o Poder Executivo a erigir o monumento em homenagem aos pioneiros de Maringá.

O artista

Zanzal Mattar, natural de Lacanga (SP), radicou-se em Maringá, cidade que conta com muitas de suas obras, como a pintura da fachada do Fórum e também do interior da Catedral Basília Menor Nossa Senhora da Glória, cartão-postal do município. Se dedicando às artes plásticas desde o final da década de 1970, mais de 50 cidades pelo Brasil também contam com seus trabalhos. Seus traços são modernos e contemporâneos, e o talento do artista é voltado para os segmentos de escultura, pintura em tela, pintura em mural e troféus trabalhados com materiais reutilizáveis.