A obra do Monumento em Homenagem ao Pioneiro, entre as avenidas Anchieta e Laguna (entorno do Parque do Ingá) foi concluída. No local foi instalada uma estátua de 2,70 metros de altura, feita pelo renomado artista plástico Zanzal Mattar. O Monumento em Homenagem ao Pioneiro será inaugurado no dia 31 de maio, às 14 horas, no local de implantação da obra. A estátua foi adquirida pelo município no ano 2000, na gestão do então prefeito Jairo Gianoto, quando era Secretária de Educação e Cultura Maria Bernadete Sperandio Cremm, e desde então estava alocada no quintal da residência do artista. “Seria um desrespeito ao dinheiro público e ao artista deixar essa estátua escondida e nas condições em que se encontrava. Nosso objetivo foi resgatar esse material e dar visibilidade a esse trabalho”, destacou a secretária de Cultura, Olga Agulhon. A estátua foi feita de aço, cimento e resina com metal em 2000 e foi restaurada em 2015 pelo artista plástico Antônio Tramarin, servidor que trabalha na Semuc, atuando como instrutor no Centro de Ação Cultural (CAC). Originalmente a escultura seria colocada no entorno do Bosque dos Pioneiros (Bosque 2), mas por conta da falta de local adequado - ficaria em frente do Teatro Marista, próximo à Loja Maçônica, mas no espaço há uma grande árvore - foi redirecionado para o canteiro nas proximidades do Parque do Ingá.
LegislaçãoO contrato de prestação de serviços número 141/2000, oficializou a contratação do artista plástico para execução da escultura. À época foi pago o total de R$ 6 mil ao profissional pelos serviços prestados. No mesmo ano, o artista plástico encaminhou à administração municipal um documento reforçando que a escultura em questão estava à disposição para ser retirada e transportada pela Prefeitura até o local de instalação. Dois anos depois, a lei número 5.821/2002, de autoria do então vereador Mário Hossokawa, autorizava o Poder Executivo a erigir o monumento em homenagem aos pioneiros de Maringá.
O artistaZanzal Mattar, natural de Lacanga (SP), radicou-se em Maringá, cidade que conta com muitas de suas obras, como a pintura da fachada do Fórum e também do interior da Catedral Basília Menor Nossa Senhora da Glória, cartão-postal do município. Se dedicando às artes plásticas desde o final da década de 1970, mais de 50 cidades pelo Brasil também contam com seus trabalhos. Seus traços são modernos e contemporâneos, e o talento do artista é voltado para os segmentos de escultura, pintura em tela, pintura em mural e troféus trabalhados com materiais reutilizáveis.