UNICESUMAR

Maior neurocientista brasileiro lança livro na próxima segunda-feira (23)

Maior neurocientista brasileiro lança livro na próxima segunda-feira (23)
Miguel Nicolelis, é considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo
Miguel Nicolelis, autor do livro "Made in Macaíba - a história da criação de uma utopia científico-social no ex-império dos Tapuias", realiza palestra e sessão de autógrafos em Maringá nesta segunda, dia 23. O evento acontece no auditório Dona Etelvina da Unicesumar, a partir das 19h, numa parceria com o Centro Acadêmico de Medicina Miguel Nicolelis - composto por estudantes da instituição - e a Editora Planeta.

No livro Made in Macaiba, Miguel Nicolelis conta a história da criação de uma até então utopia científico-social no ex-império dos Tapuias, no estado do Rio Grande do Norte, com a construção do Campus do Cerébro, o qual está localizado no município de Macaíba (RN), em uma área de 100 hectares e conta com os edifícios da Escola de Educação Básica Lygia Maria Rocha Laporta e da sede do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), que mudou o cenário de uma enorme comunidade carente incentivando milhares de crianças a estudar, a acreditar que as oportunidades existem para todos.

Nicolelis, professor titular do Departamento de Neurobiologia e Co-diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University (EUA), é considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo pela revista "Scientific American". No Brasil, foi o idealizador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), que realiza projetos usando a ciência como agente de transformação social.

Referência

O cientista brasileiro, que vem pela segunda vez à Unicesumar, é conhecido, entre muitos trabalhos, pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais, como o exoesqueleto apresentado na abertura da Copa do Mundo no Brasil, em 2014. Entre as pesquisas do palestrante, está a integração do cérebro humano com máquinas, chamadas neuropróteses, para a reabilitação de pacientes que sofram de paralisia corporal.

O lançamento de Made in Macaiba pela Editora Planeta marca a estreia do selo Crítica no mercado editorial nacional. Com 40 anos de tradição na Espanha, e mais de 2000 títulos em catálogo, o selo é a principal referência editorial em segmentos como história e ciências em todos os países de língua hispânica. A parceria com o maior cientista brasileiro em atividade dará também início a coleção Ëiblioteca Nicolelis". O selo Crítica reeditará seu best-seller "Muito Além do Nosso Eu" e publicará outros dois títulos inéditos até 2017.